Sem Raphinha, Barcelona perde para Real Sociedad e vê vantagem cair em LaLiga

Brasileiro é preservado, Barça não suporta pressão fora de casa e perde sequência ‘perfeita’ no campeonato

Real Sociedad e Barcelona pelo Campeonato Espanhol

A Real Sociedad venceu o Barcelona por 2 a 1 na noite deste domingo (18), na Reale Arena, em San Sebastián-ESP, pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol. Oyarzabal e Gonçalo Guedes marcaram os gols dos donos da casa, enquanto Rashford fez o gol do Barça.

O resultado negativo faz a vantagem dos blaugranas na liderança da competição cair. O time catalão ainda lidera o torneio, com 49 pontos, mas agora só um ponto na frente do vice-líder Real Madrid.

Além disso, cai a sequência de 11 vitórias consecutivas da equipe de Hans Flick em LaLiga.

Já a Sociedad começa o returno do campeonato com uma vitória importantíssima, depois de um início difícil na temporada. Os Reales agora ocupam a oitava colocação da tabela, com 24 pontos, e sonha com uma arrancada para disputar as vagas das competições europeias.

Próximos jogos

O Barça volta a campo na próxima quarta-feira (21), às 17h (de Brasília), contra o Slavia Praha, da República Tcheca, pela UEFA Champions League. A Real Sociedad, por sua vez, entra em campo no domingo (25), contra o Celta de Vigo, novamente em casa.

Raphinha fora da partida

O brasileiro Raphinha, que vive uma ótima fase pelo Barcelona, foi ausência da escalação no confronto deste domingo. Antes da partida, o clube espanhol informou que o camisa 11 foi preservado da viagem devido a dores na coxa.

A princípio, não é nada grave para o jogador da Seleção Brasileira.

Barça sucumbe à pressão no País Basco

O Barcelona podia ter aberto o placar no começo do jogo. Fermín López até balançou as redes, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento do meia.

Como de costume em San Sebastián, a Real Sociedad implementou pressão alta na zaga do Barça e criou um bom volume de chances. As melhores eram pela esquerda, com Oyarzabal, Guedes e Soler indo para cima de Koundé.

Foi assim que Oyarzabal, aos 32 minutos da etapa inicial, abriu o placar. Gonçalo Guedes cruzou da direita e o camisa 10 apareceu sozinho, por trás do lateral do Barcelona, para pegar bem de perna esquerda no canto de García.

Um gol atrás do outro e vitória da Real

Na pressão pelo empate no segundo tempo, o Barça tentou de todas as formas, especialmente pelos pés de Lamine Yamal. E foi com o prodígio espanhol que começou a jogada do gol do atual campeão.

Lamine cruzou da direita e achou Rashford, no meio dos zagueiros, para tocar de cabeça e empatar aos 25 minutos.

Porém, no lance seguinte, veio o 2 a 1. Jogada de Gómez pela esquerda que cruzou, Soler cabeceou para linda defesa de García, mas no rebote o meia tocou para trás e achou Gonçalo Guedes, sozinho, para mandar para o gol — por pouco o goleiro não salva mais uma.

O Barcelona até montou uma blitz na área adversária, mas com cruzamentos cortados e chutes bloqueados não conseguiu evitar a derrota.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...