A Real Sociedad venceu o
O resultado negativo faz a vantagem dos blaugranas na liderança da competição cair. O time catalão ainda lidera o torneio, com 49 pontos, mas agora só um ponto na frente do vice-líder Real Madrid.
Além disso, cai a sequência de 11 vitórias consecutivas da equipe de Hans Flick em LaLiga.
Já a Sociedad começa o returno do campeonato com uma vitória importantíssima, depois de um início difícil na temporada. Os Reales agora ocupam a oitava colocação da tabela, com 24 pontos, e sonha com uma arrancada para disputar as vagas das competições europeias.
Próximos jogos
O Barça volta a campo na próxima quarta-feira (21), às 17h (de Brasília), contra o Slavia Praha, da República Tcheca, pela UEFA Champions League. A Real Sociedad, por sua vez, entra em campo no domingo (25), contra o Celta de Vigo, novamente em casa.
Raphinha fora da partida
O brasileiro Raphinha, que vive uma ótima fase pelo Barcelona, foi ausência da escalação no confronto deste domingo. Antes da partida, o clube espanhol informou que o camisa 11 foi preservado da viagem devido a dores na coxa.
A princípio, não é nada grave para o jogador da Seleção Brasileira.
Barça sucumbe à pressão no País Basco
O Barcelona podia ter aberto o placar no começo do jogo. Fermín López até balançou as redes, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento do meia.
Como de costume em San Sebastián, a Real Sociedad implementou pressão alta na zaga do Barça e criou um bom volume de chances. As melhores eram pela esquerda, com Oyarzabal, Guedes e Soler indo para cima de Koundé.
Foi assim que Oyarzabal, aos 32 minutos da etapa inicial, abriu o placar. Gonçalo Guedes cruzou da direita e o camisa 10 apareceu sozinho, por trás do lateral do Barcelona, para pegar bem de perna esquerda no canto de García.
Um gol atrás do outro e vitória da Real
Na pressão pelo empate no segundo tempo, o Barça tentou de todas as formas, especialmente pelos pés de Lamine Yamal. E foi com o prodígio espanhol que começou a jogada do gol do atual campeão.
Lamine cruzou da direita e achou Rashford, no meio dos zagueiros, para tocar de cabeça e empatar aos 25 minutos.
Porém, no lance seguinte, veio o 2 a 1. Jogada de Gómez pela esquerda que cruzou, Soler cabeceou para linda defesa de García, mas no rebote o meia tocou para trás e achou Gonçalo Guedes, sozinho, para mandar para o gol — por pouco o goleiro não salva mais uma.
O Barcelona até montou uma blitz na área adversária, mas com cruzamentos cortados e chutes bloqueados não conseguiu evitar a derrota.