O
A primeira partida, realizada na Colômbia, terminou empatada em 0 a 0. André Silva abriu o placar do segundo duelo, e Alfredo Morelos igualou. O goleiro Rafael defendeu uma penalidade, enquanto Cédric Soares balançou as redes na última cobrança. O time são-paulino teve um jogador a mais no segundo tempo, pois o meia Cardona foi expulso.
O próximo adversário do São Paulo na Libertadores será Botafogo ou LDU, que disputam o respectivo segundo confronto nesta quinta-feira (21), no Equador. O jogo de ida terminou 1 a 0 para o time carioca.
Antes disso, o Tricolor entrará em campo neste domingo (24), novamente no Morumbis, contra o Atlético. O duelo marcado para 20h30 vale pela 21ª rodada da
São Paulo ‘amassa’ nos primeiros segundos
Logo após o apito inicial, o São Paulo desperdiçou duas chances claras. Em arrancada de André Silva, que recebeu bola “espirrada”, o atacante cruzou pela esquerda, Cédric chegou pelo outro lado e ajeitou para Rodriguinho. Sozinho, o garoto chutou em cima do zagueiro. Na sobra, o lateral-direito finalizou novamente, com outro corte da defesa adversária embaixo do gol.
Contudo, mesmo perdendo duas oportunidades, o Tricolor abriu o placar no escanteio gerado pelas finalizações consecutivas. Cédric cobrou, e André Silva completou de cabeça. Os primeiros 15 minutos foram de domínio são-paulino, com pelo menos mais duas chances. Depois, o time controlou, e o goleiro Rafael praticamente não trabalhou durante toda a primeira etapa.
Tricolor não aproveita superioridade, e Atlético Nacional cresce
O São Paulo administrou o primeiro tempo e teve espaço para contra-atacar na etapa complementar. Porém, abusou dos erros no último passe e permitiu crescimento do adversário colombiano. O goleiro Rafael foi obrigado a fazer defesa difícil, e Morelos não aproveitou rebote. Aos 20 minutos, Enzo Díaz cometeu pênalti no centroavante do Atlético Nacional — marcado após revisão no VAR — e o próprio camisa 9 converteu. Na comemoração do gol, Cardona se envolveu em confusão com Ferraresi, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Time cria com um a mais
O São Paulo voltou a pressionar como no primeiro tempo, se aproveitando da vantagem numérica em campo. No abafa, Lucas Moura quase marcou o gol da vitória, enquanto Ferreirinha teve outra boa chance, e a defesa do Atlético Nacional quase se complicou sozinha. Contudo, a partida foi para as penalidades máximas.
Os pênaltis
Convertidos: Lucas, Luciano, Enzo Díaz e Cédric Soares (São Paulo); Campuzano, Alfredo Morelos e Tesillo (Atlético Nacional)
Perdidos: Marcos Antônio (São Paulo); Mateus Uribe e Hinestroza (Atlético Nacional)
São Paulo 1 (4) x (3) 1 Atlético Nacional-COL (agregado: 1 x 1)
Escalação do São Paulo
Rafael; Cédric, Ferraresi, Alan Franco (Henrique), Sabino e Enzo Díaz; Bobadilla, Marcos Antônio e Rodriguinho (Lucas); Luciano e André Silva (Ferreirinha). Técnico: Hernán Crespo.
Escalação do Atlético Nacional
Ospina; Andrés Román, Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano, Juan Zapata (Mateus Uribe) e Cardona; Hinestroza, Marlos Moreno (Bauzá) e Alfredo Morelos. Técnico: Javier Gandolfi.
Gols
- André Silva (2 minutos/1ºT)
- Alfredo Morelos (22 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
- Cédric, Alan Franco, Ferraresi (São Paulo); Zapata, Cardona, Andrés Román e Campuzano (Atlético Nacional)
Cartões vermelhos: -
- Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores (ida: 0 a 0)
- Data e horário: 19 de agosto de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Maximilano Ramírez (ARG)
- Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Pablo González (ARG)
- VAR: Silvio Trucco (ARG)