Ouvindo...

Sindicato de jogadores pede mudanças na Copa do Mundo após incidentes nos EUA

Questões climátcas têm impactado Mundial de Clubes no país norte-americano

Troféu da Copa do Mundo

O sindicato internacional de jogadores, Fifpro, pediu à Fifa para realizar mudanças significativas nas partidas da Copa do Mundo de 2026 após incidentes no Mundial de Clubes por conta das condições climáticas dos Estados Unidos.

A Fifpro quer que a Fifa aumente o número de intervalos para hidratação de 15 para 20 minutos. Para isso, seria necessário o aval do Conselho Internacional de Associação de Futebol (IFAB).

Além disso, o sindicato deseja que a entidade máxima do futebol adie as partidas da tarde para a noite caso a temperatura esteja muito alta. A Fifpro defende que tal medida deveria ter sido tomada quando o Bayern de Munique jogou contra o Benfica no último dia 24.

Na ocasião, os termômetros marcaram 36ºC em Charlotte, onde ocorreu o jogo nos Estados Unidos. Schjelderup, atacante do Benfica, afirmou que nunca havia jogado com tanto calor e viu a situação perigosa para a saúde dos atletas.

“Acho que nunca joguei com tanto calor. Acho que não é saudável, para ser honesto, mas consegui continuar, o time também, e estamos muito felizes”, disse Schjelderup na ocasião.

A Fifpro também diz que a Fifa deve evitar jogos ao meio-dia.

Risco alto na Copa do Mundo

O sindicato afirma que nove das 16 cidades-sede da Copa do Mundo do próximo ano apresentam risco “muito alto” de lesões por estresse térmico durante o torneio.

O diretor médico da Fifpro, Professor Vincent Gouttebarge, disse ao jornal britânico Times que os jogadores precisaram de 20 minutos no intervalo em calor extremo para conseguirem se reidratar.

“Dar apenas 15 minutos aos jogadores não é suficiente nessas temperaturas. Não é possível ingerir o suficiente em tão pouco tempo. No torneio do ano que vem há alguns locais onde os jogos disputados durante a tarde provavelmente serão muito extremos para a saúde e o desempenho dos jogadores”, afirmou.

Alexander Bielefeld, diretor de política global da Fifpro, afirmou também ao Times que a Fifa deveria evitar programar jogos de futebol à tarde em cidades de alto risco.

“O que vimos no Mundial de Clubes deve servir de alerta para a Fifa. Está claro que certas áreas nos EUA, especialmente na Flórida, é necessário evitar jogos ao meio-dia, os jogos programados nessas cidades devem ser adiados”, defendeu.

Leia também

Quando será a Copa do Mundo?

A próxima Copa do Mundo ocorrerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026 e contará com três países-sede: Estados Unidos, Canadá e México. A competição contará com a expansão do formato para abrigar 48 seleções.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.