O Fortaleza tem sete jogadores retornando de empréstimo ao final de 2024. Alguns outros cedidos temporariamente têm acordo mais longos, como o meia Luquinhas, até 30 de junho de 2025 com o Légia Varsóvia-POL, e outros acabam seus vínculos com o Leão, como o atacante Pedro Rocha, que passou o final da temporada no Criciúma.
A diretoria deve tentar manter a maior parte do elenco usado como base nesta temporada, que teve um final considerado positivo.
O time foi campeão da Copa do Nordeste, igualou sua melhor colocação no Brasileirão, terminando em quarto, com o recorde de pontos (68), se classificando direto para a fase de grupos da Copa Libertadores em 2025.
Atletas retornando de empréstimo:
Thiago Galhardo - Goiás
Marcelo Benevenuto - Coritiba
Tobias Figueiredo - Criciúma
Bernardo Schappo - Botafogo-SP
Bruno Melo - Coritiba
Dudu - Criciúma
Bryan Ceballos - Dínamo Kiev, da Ucrânia
O zagueiro Bruno Melo negocia a permanência no Coritiba. O Fortaleza quer manter em definitivo no grupo o defensor Kuscevic, que está emprestado pelos paranaenses, e pode envolvê-lo na negociação.
Dessa lista, Marcelo Benevenuto seria alguém a observar para permanecer, a depender do mercado do Fortaleza para a defesa. O clube tem hoje como zagueiros Titi, que teve renovação automática para 2025, Brítez, Tomás Cardona e Kuscevic.
Bryan Ceballos acionou gatilho permitido pela Fifa no contrato com o Dínamo de Kiev por causa da guerra com a Rússia, e deve ser emprestado novamente a outro clube estrangeiro.
Os demais devem ser negociados, inclusive o atacante Thiago Galhardo. O Fortaleza vai ao mercado para contratar mais um centroavante, e pode envolver em negociações também Renato Kayzer, hoje o reserva de Martín Lucero.
Após a goleada de 3 a 0 sobre o Inter, no domingo (8), pela última rodada do Brasileirão, o técnico Juan Pablo Vojvoda confirmou o primeiro reforço do Leão para 2025: o volante Pol Fernández, de 33 anos, ex-Boca Juniors-ARG.
O clube também busca um goleiro, já que Santos e Kozlinski, reservas de João Ricardo, não devem ficar.