A vitória foi como visitante, mas o 2 a 1 sobre o Cruzeiro, na noite desta segunda-feira (5), colocou o Fortaleza como melhor mandante da Série A do Brasileiro, posto que pertencia à Raposa.
O jogo, válido pela 21ª rodada, não foi no Mineirão porque o Cruzeiro vendeu o mando de campo para atuar em Cariacica, no Espírito Santo.
A Raposa sofreu sua primeira derrota como mandante, havia vencido os oito anteriores, deixando o time cearense como único invicto em casa na competição.
O Fortaleza fez 11 jogos na capital cearense, com oito vitórias e três empates. São 27 pontos, e melhor campanha até agora, mas com um detalhe: o Cruzeiro tem 24 pontos, mas em nove jogos em casa, com oito vitórias e uma derrota.
Os gols foram marcados por Breno Lopes e Renato Kayzer, para os visitantes, e por Matheus Henrique para a Raposa. Em entrevista após a partida ao SporTV, o CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Fortaleza, Marcelo Paz, admitiu que recebeu uma ligação da direção cruzeirense sondando se os cearenses aceitariam que o jogo retornasse ao Mineirão.
“Não aceitei porque é melhor jogar contra o Cruzeiro aqui, para 10 mil pessoas, do que com 60 mil no Mineirão”, disse Paz. Era preciso o ok do Fortaleza por ter menos de dez dias para o confronto.
O clube já havia comprado as passagens de ida para o Espírito Santo em voo comercial. O retorno, logo após o jogo, foi em voo fretado.
No próximo sábado (10), o Fortaleza defende sua invencibilidade em casa contra o Criciúma, pela 22ª rodada da Série A, na Arena Castelão.
O jogo será às 16h (de Brasília). A vitória sobre o Cruzeiro colocou o Leão na terceira posição geral, com 39 pontos em 20 partidas. O Cruzeiro ficou em quinto, com 35.