Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

CEO do Fortaleza lança livro com bastidores da retomada do clube

“Da C à Libertadores”, texto escrito em parceria com o jornalista Fabio Pizzato, conta história do crescimento do clube nos últimos anos

Marcelo Paz lança livro sobre campanha com o Fortaleza

O Fortaleza esteve na Série C de 2010 a 2017, quando retornou à B. A partir daí o time teve um crescimento dentro e fora de campo que o levou a jogar duas Copas Libertadores e a uma final de Copa Sul-Americana, em 2023. A derrota para a LDU de Quito-EQU, na final no Uruguai, não apagou o trabalho para a retomada do clube.

Presente na maior parte desse processo, Marcelo Paz, que presidiu o clube de 2017 a 2023 e hoje é o CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), escreveu um livro para contar bastidores do caminho da Série C à disputa de uma Copa Libertadores. O texto de “da C à Libertadores’ é em parceria com o jornalista Fábio Pizzato, que tem passagens pela Bandeirantes, Record e TV Verdes Mares, a afiliada da Globo no Ceará.

“O livro começa em 2015, quando estávamos na Série C, em um período bem difícil do clube, mas com muito trabalho e uma construção de time feita a muitas mãos, levou o Fortaleza numa subida vertiginosa até à máxima competição do continente, a Libertadores da América, em 2022. Aqui você vai encontrar relatos preciosos de pessoas que fizeram parte dessa caminhada, tem o Rogério Ceni, tem o Vojvoda, tem muitas histórias de bastidores, negociações, jogadores, membros da comissão, da diretoria, jogadores, tem muita história contada aqui”, contou Marcelo Paz.

O prefácio do livro é de Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo e da Seleção Brasileira e que treinou a equipe em boa parte desse processo, do retorno à elite nacional e primeiras participações em torneios continentais. Com o argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza se consolidou na elite, se tornando o primeiro time do Nordeste a disputar seis Brasileiros da Série A seguidos, na era dos pontos corridos (a partir de 2003), e da chegada a uma final de torneio internacional.

“Temos muitas histórias de alegria, tristeza, frustração, além disso ficha técnica, entrevistas com algumas pessoas, é uma obra feita não apenas para ser consumida por torcedores do Fortaleza, mas é essencial para os amantes do futebol em geral”, acredita Paz.

O lançamento será nesta quarta-feira (24), a partir das 18h (de Brasília), na Laion World, nova loja tricolor, em Fortaleza. Paz estará presente para dar autógrafos.

No dia seguinte, quinta-feira (25), o Leão terá outro jogo histórico contra o tradicional Boca Juniors, da Argentina, pela Copa Sul-Americana.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.