Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Marcelo Paz diz que SAF do Fortaleza não vai vender controle do futebol a terceiros

Aprovada em setembro de 2023 pelos associados, a Sociedade Anônima do Futebol, por enquanto, está 100% nas mãos do clube

Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza em entrevista coletiva na sede do clube

Em setembro de 2023 os associados do Fortaleza aprovaram a criação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O presidente do clube, Marcelo Paz, renunciou para assumir como CEO da SAF, cargo que já ocupa nesse período de transição. E novamente o dirigente afirmou que não há interesse na venda do controle do futebol a investidores, como fizeram Vasco, Cruzeiro, Botafogo e Bahia.

“Desde o ano passado recebemos propostas, sondagens. Vêm grupos diretamente, vêm grupos com intermediários, que representam grupos da Inglaterra, etc. A primeira coisa que falamos é: podemos negociar, mas não vendemos controle. Não queremos nenhum grupo para ter o controle do futebol, vendemos cota minoritária, 10%, 20%, 8%. No momento não tem perspectiva rápida de entrada de dinheiro ou percentual”, disse Marcelo Paz em entrevista coletiva na sede do clube, na segunda-feira (19).

O processo de mudança do controle do futebol do Fortaleza Esporte Clube para a SAF ainda está ocorrendo. Há burocracias a serem feitas, mas Paz já opera como CEO. Alex Santiago, 2º vice na gestão, assumiu a presidência da associação.

“Estamos finalizando o processo da SAF, abertura de conta, passar os ativos do clube para a SAF, contratos de jogadores, patrocínios, o direito de participar das competições, tudo vai para a SAF. Paralelamente conversamos para ver se tem alguma coisa, e vamos avaliar se recebermos uma proposta séria e se é interessante para a SAF vender 10%, 15%. Aí levamos de volta para a associação onde a assembleia geral define se quer ou não. Não é decisão do CEO, do presidente do clube, é da assembleia dos sócios”, disse Paz.

O movimento de virar SAF foi feito neste momento para ter um trânsito mais fácil no setor financeiro, simplificando operações de empréstimos e investimentos. Por isso não haverá um sócio majoritário, como Botafogo, Cruzeiro, Bahia e Vasco têm, que comande o futebol. No caso da Raposa, o investidor é o ex-atacante Ronaldo, no do Bahia o Grupo City.

Os ativos imobiliários do clube, como a sede no Pici, onde fica o centro de excelência, e o centro de treinamento Ribamar Bezerra, na cidade de Maracanaú, na região metropolitana da capital e onde as categorias de base trabalham, continuam com o clube. A SAF vai remunerar o Fortaleza para o uso dessas instalações.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.