O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, falou que está participando do planejamento para a temporada de 2024. O contrato do técnico acaba em dezembro do ano que vem, mas no domingo (3), após vencer o Goiás por 1 a 0 na Arena Castelão, o treinador admitiu ter propostas e que pensaria no planejamento familiar para seu futuro profissional.
Depois de bater o Santos pelo Brasileiro da Série A por 2 a 1 nesta quarta-feira (6), na Vila Belmiro, e encerrar a temporada, Vojvoda falou sobre alguns pontos que acha importantes para a evolução do Fortaleza. Em 2023 o time foi Pentacampeão Cearense, 10º no Brasileirão e finalista da Copa Sul-Americana.
E dois deles parecem ser fundamentais para que o casamento Vojvoda e Leão continue: melhora na logística de viagens e pés no chão nos momentos de sucesso.
“Eu quero que o Fortaleza continue crescendo, e eu quero crescer também. E para o Fortaleza continuar crescendo precisamos evoluir em tudo, em estrutura, que já estamos evoluindo, em logística, porque viajamos muito, tem que evoluir na formação do elenco. E tem que evoluir na mentalidade de todos, com apoio nos momentos ruins, e humildade nos bons, como tem que ser”, disse Vojvoda.
O treinador repete, a cada entrevista, a dificuldade logística que o Fortaleza tem, por estar localizado no Nordeste e fazer viagens desgastantes por todo o Brasil para jogar o Brasileirão e pela América do Sul para os torneios regionais. Em 2023 a diretoria do Leão adotou em vários momentos voos fretados, para facilitar esses deslocamentos. Mas Vojvoda parecer querer um pouco mais nesse quesito.
“Entendo que por dentro somos um bom time, mas não porque ganhamos um ou dois jogos, chegamos a finais, podemos dizer que somos grandes, que somos invencíveis. Somos um grande time, mas que podemos perder. Podemos ser ainda maiores, mas temos que ter os pés no chão. Isso é fundamental. É um princípio, ter os pés no chão, todos, jogadores, no jeito de treinar, do treinador, da diretoria e dos torcedores. Precisamos ser humildes para gerenciar os momentos ruins e os momentos bons também”, disse o treinador.
Um dos pontos que Vojvoda vai analisar nas férias é a questão familiar, já que sua esposa e filhos moram em Rosario, na Argentina e isso, apurou a Itatiaia, e essa distância é um ponto que incomoda Vojvoda neste momento.
O elenco do Fortaleza sai de férias e deve retornar ao trabalho entre 8 e 10 de janeiro de 2024. A estreia no Campeonato Cearense será em 20 de janeiro, contra o Horizonte, na Arena Castelão, às 16h30 (de Brasília).