O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, disse que a temporada de 2023 foi um ano em que seu elenco e sua comissão técnica desfrutaram bastante, mas no final acabou sofrendo. O time encerrou na quinta-feira (30), ao bater o Bragantino por 2 a 1 fora de casa, pela 36ª rodada do Brasileiro da Série A, um jejum de dez jogos sem ganhar.
O resultado garantiu a permanência do Leão na Série A em 2024, pelo sexto ano seguido na era dos pontos corridos, que começou em 2003, um recorde entre clubes do Nordeste.
“Fazia muitos tempo que não ganhávamos. Mas o contexto é que vamos jogar 78 jogos no ano. Eu gosto do futebol brasileiro, não quero colocar desculpas. Mas foi um ano em que desfrutamos muito e nessas últimas partidas, sofremos”, disse Vojvoda.
O Leão disputou seis competições na temporada: Cearense, Copa do Nordeste, Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão. Na “Sula” avançou até a final, perdendo nos pênaltis para a LDU de Quito, no fim de outubro, no Uruguai, no jogo mais importante da história do clube.
No Cearense conquistou um inédito Pentacampeonato ao bater o rival Ceará na final. Vojvoda falou sobre a pressão de jogar vários campeonatos, com objetivos distintos.
“No primeiro momento tínhamos que passar uma pré-Libertadores. E se você não passa, fica fora da Sul-Americana. Depois o clube nunca tinha conseguido um Penta cearense, e fomos atrás. Depois a Sul-Americana, com logística, esforço, com nossos jogadores deixando tudo em campo”, disse o treinador.
O Fortaleza alcançou com a vitória sobre o Bragantino os 48 pontos, na 11ª colocação, a duas rodadas do fim da Série A. Zerou a chance do rebaixamento e ficou muito perto da vaga para a Copa Sul-Americana de 2024. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a chance de ir para o continental passa dos 99%.
“Asseguramos o sexto ano do clube na Série A e vamos por mais. A Sul-Americana pegou forte para a gente. Uma final, perder nos pênaltis, foi duro. Estamos felizes com a vitória, mas ainda temos duas partidas em jogo”, disse Vojvoda. O treinador tem contrato com o Fortaleza até dezembro de 2024, e deve cumpri-lo.
O time volta a campo no próximo domingo (3), contra o Goiás, pela 37ª rodada da Série A. O jogo será na Arena Castelão, às 18h30 (de Brasília).