O Fortaleza perdeu nas cobranças de pênaltis para a LDU de Quito-EQU, na final da Copa Sul-Americana no Uruguai, no fim de outubro. O volante Pedro Augusto teve a chance de dar o título ao Leão, na quinta batida, mas errou. Britez perdeu já nas alternadas, e o Fortaleza acabou vice-campeão.
Nas redes sociais, torcedores do clube cearense focaram sua frustração, com críticas e xingamentos, principalmente em Pedro, de 26 anos, contratado em julho do futebol português. Ele não vinha tendo muitas oportunidades com o técnico Juan Pablo Vojvoda, mas substituiu Zé Welison no segundo tempo em Maldonado-URU.
Para o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, certas pessoas estão sendo covardes com o atleta, que, mesmo nascido em Ubá, Minas Gerais, foi formado na base do São Paulo.
“Até a final da Copa Sul-Americana, ninguém questionava o Pedro (Augusto). Ninguém. Acho uma covardia com o ser humano, com o jogador. Ele fez uma ótima partida contra o Libertad, no Paraguai, e todo mundo elogiava a contratação, perguntavam onde encontramos o atleta”, disse Paz.
O presidente fez questão de frisar que ao usar o termo covardia se referia a algumas pessoas, não a toda torcida do Fortaleza.
“Aconteceu, lamentamos muito. É um jogador que tem suas qualidades para nos ajudar. Quando falo de covardia, é de algumas pessoas, que se excedem, descontam suas frustrações no teclado, xingam as pessoas, destilam ódio, isso não é legal e não pode ser tolerável”, afirmou Marcelo Paz.
Segundo ele, o jogador está sendo abraçado pelo elenco e por funcionários. O contrato de Pedro Augusto vale até dezembro de 2024, e a Itatiaia apurou que o clube não pretende se desfazer dele.
Diferente do atacante argentino Sergio Romero, que também perdeu pênalti contra a LDU e tem contrato de empréstimo acabando ao fim desta temporada. Também criticado por redes sociais, o jogador vai retornar ao Independiente, da Argentina.
Em jogo atrasado da 30ª rodada do Brasileiro da Série A, o Fortaleza enfrenta o Cruzeiro na noite deste sábado (18), na Arena Castelão, na capital cearense, às 18h30 (de Brasília). O time está na 12ª colocação, com 43 pontos, e dois jogos a menos.