O objetivo do Fortaleza no restante do Campeonato Brasileiro da Série A é ficar no G6, grupo de seis times que ao final da competição estará classificado para a Copa Libertadores de 2024. Mas a sequência de cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas e um empate, deixou a missão bem complicada.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza tem 2% de chance de ir à Libertadores. O time no momento ocupa a 10ª colocação na classificação, com 43 pontos, a dez do Atlético, o sexto.
O Fortaleza tem dois jogos a menos do que a maioria dos concorrentes, portanto ainda fará sete partidas, com 21 pontos em disputa. Os confrontos atrasados serão contra o Cruzeiro, dia 18 de novembro, um sábado, às 18h30 (de Brasília), e frente ao Botafogo, dia 23, uma quinta-feira, às 19h (de Brasília). Ambos na Arena Castelão.
Segundo os dados da UFMG, a pontuação que garante 100% da vaga na Libertadores do ano que vem são 66 pontos, algo que o Fortaleza não alcança mais. Mas 59 pontos cria uma chance de 73% de chegar ao objetivo.
Para a vaga na Copa Sul-Americana, os dados mostram que o Fortaleza tem boas chances de defender o vice-campeonato de 2023. São 93,8% de probabilidade de se classificar para o segundo torneio de clubes organizado pela Conmebol.
Após empatar por 1 a 1 com o Athletico-PR nesta quarta-feira (8), em Curitiba, pela 33ª rodada da Série A, o Fortaleza enfrenta no próximo domingo (12) o Cuiabá, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, pela 34ª rodada. O jogo terá início às 18h30 (de Brasília).