A temporada internacional do Fortaleza em 2023 começou na Copa Libertadores, mas a derrota para o Cerro Porteño-PAR na etapa final da fase preliminar da competição fez o time migrar para a Copa Sul-Americana, como determina o regulamento.
Nesta competição, o Leão chegou à final, no Uruguai, mas acabou perdendo para a LDU-EQU nas cobranças de pênaltis, por 4 a 3, após 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação.
Depois do jogo deste sábado (28), o Fortaleza vai ter mais dez rodadas a jogar no Campeonato Brasileiro, para tentar conseguir o objetivo que resta no ano: se classificar para disputar pela terceira vez seguida a Libertadores, um recorde para o clube.
“Mentalmente, o grupo é forte. O próximo objetivo são as dez rodadas que ficaram de Brasileirão. Temos objetivo de lutar por uma vaga na Libertadores e estamos perto disso. As partidas são muito difíceis, e nossa cabeça tem que estar numa recuperação rápida”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda, após a derrota para a LDU.
O Fortaleza está, atualmente, na nona colocação, com 42 pontos. Mas tem um jogo a menos, o adiado contra o Botafogo, que seria na terça-feira passada, mas não ocorreu por causa do adiamento de Botafogo x Athletico, dia 21, devido ao apagão no Engenhão, no Rio.
Neste domingo (29), o Fortaleza deveria enfrentar o Cruzeiro, mas será mais uma partida adiada, desta vez porque no sábado o time cearense estava no Uruguai, encarando a LDU na final da Sul-Americana.
O confronto contra os mineiros foi remarcado para 18 de novembro, às 18h (de Brasília), e o frente ao Botafogo para o dia 23 de novembro, às 19h (de Brasília). O próximo compromisso do Leão é na próxima quarta-feira (1), quando vai visitar o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 (de Brasília).
Para ir para a Libertadores é preciso ficar entre os seis primeiros do Brasileiro. O G4 garante vaga direta na fase de grupos, enquanto o 5º e o 6º vão para as fases preliminares. Hoje, a diferença do Fortaleza para o sexto, o Atlético, é de sete pontos.