Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Velho conhecido de clubes brasileiros é a esperança da LDU contra o Fortaleza

Paolo Guerrero comanda, aos 39 anos, o ataque do time equatoriano; peruano passou por Corinthians, Flamengo e Inter

Paolo Guerrero comemora gol pela LDU, seu clube desde julho

Aos 39 anos, o atacante Paolo Guerrero é a referência no ataque da LDU para a final da Copa Sul-Americana. O jogo será neste sábado (28), às 17h (de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, região turística de Punta del Este, no Uruguai.

Ele foi anunciado pela LDU em julho de 2023, após passagem pelo Rancing, da Argentina, no início da temporada. Os números pelo time equatoriano não são espetaculares, com três gols em 12 jogos.

Mas o técnico argentino da Liga Deportiva, Luiz Zubeldía, classificou a aquisição de Guerrero como decisiva para mudança de patamar do time no ano, e a chegada à decisão do torneio continental. Curiosamente Zubeldía, aos 42, é somente três anos mais velho do que seu centroavante.

“Essa final é lindíssima, uma história linda construída, e obviamente são coisas marcantes, que depois vamos poder contar aos filhos, aos netos”, disse Guerrero, que em 2023 se tornou pai do quarto filho.

“Eu acho mesmo que um deles [filhos] vai ser jogador de futebol, então é importante registrar todas as histórias de vida que passei, para contar a eles”, disse Guerrero.

Natural de Lima, no Peru, o Equador é o quarto país onde joga profissionalmente, e curiosamente nenhum deles foi onde nasceu. Ainda amador, depois de ser criado na base do Sporting Cristal-PER, Guerrero foi para o Bayern de Munique, da Alemanha.

Depois esteve no Brasil, onde jogou por Corinthians, Flamengo, Inter e Avaí, passando pela Argentina, no Racing, e agora a LDU. Guerrero é um dos ídolos recentes dos corintianos por causa do gol que fez na final do Mundial de Clubes de 2012, contra o Chelsea-ING, no Japão.

“Estar em outro país, com cultura e costumes diferentes, faz você aprender muitíssimo, faz você abrir a cabeça”, disse Guerrero.

Com o peruano em campo, Zubeldía deve escalar a LDU para enfrentar o Fortaleza com Domínguez, Quinteros, Ade, Rodríguez e Quiñónez; Martínez, Piovi, Ibarra e Jhojan Julio; Alvarado e Paolo Guerrero.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.