O zagueiro português Tobias Figueiredo, de 29 anos, decidiu que jogaria no Fortaleza após receber a ligação do ex-goleiro Marcelo Boeck, hoje assessor executivo de futebol do clube cearense. Eles foram companheiros no Sporting, e Boeck ajudou muito Tobias quando ele foi integrado ao time profissional, em 2014.
“O Marcelo [Boeck] foi muito importante na minha carreira, quando fui para o principal do Sporting. Me ajudou na integração, nos primeiros jogos, na minha continuidade lá. Tive outras propostas, mas a ligação do Marcelo, tudo que falou sobre o clube, me fez aceitar a oferta do Fortaleza”, disse Tobias Figueiredo, apresentado nesta terça-feira (25). Ele já está registrado na CBF e, quando o técnico Juan Pablo Vojvoda quiser, poderá estrear.
Marcelo Boeck, ídolo do Fortaleza com 159 jogos entre 2017 e 2022, participou ativamente da contração, por conhecer Tobias Figueiredo. Ele já havia indicado o atleta ao centro de inteligência do clube, que monitorava as atuações do português no futebol da Inglaterra. A negociação, segundo Boeck, foi rápida.
“Na Europa estava na pré-temporada, mas treinei mais forte recentemente, estou bem. Sou um zagueiro forte, com boa técnica para um defensor, com boa leitura de jogo que aprendi com uma boa formação no Sporting”, disse o zagueiro.
Tobias foi contratado para repor a perda do zagueiro colombiano Brayan Ceballos, emprestado ao Junior Barranquilla-COL. O contrato foi assinado até o fim de junho de 2026, e o Leão ficará com 70% dos direitos econômicos do atleta.
Ele foi formado no Sporting de Lisboa, onde jogou com Marcelo Boeck, até ser negociado, em 2017, ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Em 2022 o zagueiro foi vendido ao Hull City, também na Inglaterra.
Pelo Forest, Tobias Figueiredo fez 122 jogos, com três gols. No Hull City, da segunda divisão inglesa, foram 24 partidas na última temporada.
“Acompanhei jogos do Campeonato Brasileiro, uma competição que está crescendo, grandes jogadores, bons confrontos. O Fortaleza é um clube que está crescendo, gostei muito do projeto. Eu sempre sonhei em jogar na Inglaterra, muito sonham e consegui. Agora o sonho é atuar no Brasil e conquistar título”, disse o jogador.
O Fortaleza joga no próximo sábado (29), contra o Bragantino, na Arena Castelão, nas capital cearense, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro - o início será às 18h30 (de Brasília). O time ocupa a 9ª colocação na tabela, com 23 pontos.