No final do primeiro tempo de Fortaleza x Bahia, no dia 3 de junho, pela Série A do Brasileiro, o susto: Guilherme trombou com o goleiro Marcos Felipe, e desabou no gramado da Arena Castelão.
Na hora a equipe médica do Fortaleza o socorreu e, pouco mais de um minuto depois de o atendimento começar, o árbitro João Vitor Gobi autorizou a entrada da ambulância no campo. O atacante deixou o estádio rumo ao hospital, onde foi constatada uma concussão (lesão cerebral após forte pancada na cabeça).
Guilherme ficou uma noite no hospital, em observação, foi liberado e teve que passar pelo rígido protocolo de concussão que a Fifa agora exige, para evitar danos cerebrais futuros em atletas que sofrem fortes choques na cabeça.
Ele perdeu dois jogos, as derrotas para o Estudiantes de Mérida, 1 a 0 na Venezuela, pela Copa Sul-Americana, e os 2 a 0 contra o Botafogo, pelo Brasileirão, mas agora está liberado e foi a novidade no treinamento desta quinta-feira (15).
Se nada mudar até o começo da próxima semana, Guilherme estará à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para o jogo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (21), 19h de Brasília), no Mineirão. É uma opção importante para o treinador, já que é um atacante de ponta, posição carente no elenco após a venda de Moisés para o Cruz Azul, do México.
Após dez rodada do Brasileiro da Série A, o Fortaleza é o 11º colocado, com 14 pontos.