Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza x Vasco: anúncio das escalações tem ação antirracista

Clubes divulgam os times sem os jogadores negros; CBF incentiva campanha em apoio ao atacante Vinícius Jr.

Escalação do Vasco divulgada sem a paresença de jogadores negros que estarão em campo

As assessorias de comunicação de Fortaleza e Vasco divulgaram as escalações dos times para o confronto deste sábado (27), na Arena Castelão, sem os jogadores negros que entrarão em campo a partir das 16h. O ato faz parte de campanha antirrascista, estimulada pela CBF em apoio ao atacante Vinícius Junior, que vem sofrendo insultos racistas na Espanha, onde joga pelo Real Madrid.

No Fortaleza não apareceram na lista divulgada nas redes sociais os jogadores Tinga, Titi, Bruno Pacheco, Hércules e Moisés. Já no Vasco foram omitidas as presenças de Paulo Henrique, Léo, Jair, Barros e Alex Teixeira. Em nota, os clubes explicaram a ação:

“Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Vasco realizaram, em parceria, uma ação antirracista. Os atletas pretos de ambos os times não apareceram na peça de escalação oficial das equipes nas redes sociais. O objetivo foi mostrar a ausência de pessoas pretas em várias áreas da sociedade.

Antes do apito inicial da partida, os capitães Tinga, do Fortaleza, e Léo, do Vasco, trocarão as flâmulas com a mensagem da ação. Ao final, os jogadores de cada time doarão as camisas usadas no jogo para serem repassadas para a Play For a Cause, parceira que recolhe itens esportivos para realizar leilões. O lucro gerado vai para instituições que combatem o racismo.

No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política em um país de maioria preta, não é comum vermos pretos nessas áreas. Isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria

É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por respeito, igualdade e inclusão para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade”.

As escalações

O técnico Juan Pablo Vojvoda terá o retorno do lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que se recuperou de um trauma no pé esquerdo, para o confronto pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

O time vai a campo com João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules e Calebe; Moisés, Lucero e Thiago Galhardo.

Já Mauricio Barbieri, que não ficará no banco porque está suspenso, não terá Robson na zaga, com dores musculares, e Capasso entrará em seu lugar. No ataque, Alex Teixeira substitui o suspenso Pedro Raul. Pumita Rodríguez também ficou fora, machucado, com Paulo Henrique entrando.

O Vasco joga com Léo Jardim; Paulo Henrique, Capasso, Léo e Lucas Piton; Jair, Galarza, Barros e Gabriel Pec; Figueiredo e Alex Teixeira.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.