Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza e Vasco buscam recuperação no Brasileiro em confronto no Castelão

Na zona do rebaixamento, time carioca tenta a segunda vitória; já os donos da casa estão há quatro partidas sem ganhar na Série A

Alex Teixeira pode ocupar o lugar de Pedro Raul no Vasco contra o Fortaleza, neste sábado, no Castelão

O Vasco não vence no Campeonato Brasileiro da Série A há seis jogos, com três empates e três derrotas. O Fortaleza, há quatro, com três empates e uma derrota. O confronto deste sábado (27) na Arena Castelão, na capital cearense, a partir das 16h (de Brasília), pela oitava rodada, marca a chance dos dois times se recuperarem.

Os donos da casa chegaram a estar no G4 após bons resultados no início do Brasileirão, mas os recentes tropeços fizeram o Fortaleza cair para a 11ª colocação, com dez pontos. Há, nessa queda de rendimento, um motivo que é explorado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e também pelo elenco: cansaço de viagens ao Sul e Sudeste para jogos do Brasileiro e também da Copa do Brasil

“Essa é a logística do Fortaleza, temos que criar o hábito de quando não estiver bem em campo, entender e produzir o máximo possível”, disse Vojvoda.

Foram nove dias longe da capital cearense, com partidas em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. A última vitória do Fortaleza na Série A foi no dia 29 de abril, 4 a 2 sobre o ótimo Fluminense de Fernando Diniz.

Thiago Galhardo, recuperado de uma pubalgia (inflamação no osso do púbis), pode retornar ao time titular - ele já entrou no segundo tempo na vitória de 3 a 2 sobre o San Lorenzo-ARG, quarta-feira (24), pela Copa Sul-Americana.

Fuga do Z4

A 17ª colocação, a primeira dentro da zona do rebaixamento, com apenas seis pontos em sete jogos, assusta um Vasco da Gama que retornou em 2023 da Série B do Brasileiro.

O time fez algumas boas partidas, mesmo sem vencer nessa sequência ruim: o 2 a 2 contra o Palmeiras, quando chegou a abrir 2 a 0, e o 1 a 1 frente ao Fluminense no clássico do Maracanã, também saindo na frente. A última, e única, vitória nessa Série A foi logo na estreia, 2 a 1 sobre o Atlético, no Mineirão, no dia 15 de abril.

Para piorar a situação, o artilheiro Pedro Raul está suspenso e não joga. Com isso, Mauricio Barbieri, que também por suspensão não poderá ficar no banco de reservas, deve escalar Alex Teixeira no ataque. Capasso pode ser outra novidade entre os titulares, na zaga, no lugar de Robson, que alegou estar com dores musculares.

Fortaleza x Vasco

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Lucas Crispim; Caio Alexandre, Hércules, Yago Pikachu e Calebe; Moisés e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Vasco

Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Jair, Galarza, Barros e Gabriel Pec; Figueiredo e Alex Teixeira. Técnico: Maurício Barbieri

Motivo: oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 27 de maio de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Árbitra: Edina Alves Batista-SP

Auxiliares: Neuza Ines Back-SP e Leila Naiara Moreira da Cruz-DF

Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto-SP

Transmissão: Premiere

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.