O Fluminense entra em campo nesta quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), contra o Olimpia-PAR, em Assunção, no Paraguai, com a missão de voltar às semifinais da Copa Libertadores 15 anos depois da histórica campanha de 2008.
Na ocasião, o Tricolor foi feliz nas semifinais, ao superar o Boca Jrs-ARG, mas acabou perdendo a decisão do título nos pênaltis para a LDU-EQU.
Para não repetir a frustração em 2023, os comandados de Fernando Diniz treinaram cobranças de pênalti durante a semana. Os cariocas viajam ao Paraguai com a vantagem da vitória por 2 a 0 no jogo de ida no Rio, e até mesmo uma derrota por um gol garante a classificação.
Se avançar às semifinais, o rival será o Internacional, o que garantiria pelo menos um brasileiro na decisão. E com chances de mais uma final brasileira da Libertadores, já que o Palmeiras está garantido na outra semi, onde medirá forças com o Boca Jrs.
"É um sonho que não nutrimos só agora. Desde que cheguei ao Fluminense eu sabia que o maior sonho do clube é esse. Fomos crescendo desde que cheguei aqui. Além de tudo, a final é no Maracanã. Todos sonham com esse momento. Sabemos que ainda temos passos importantes para chegar até lá, mas esperamos dar esse passo na quinta. É o desejo do torcedor e o sonho de todos”, afirmou o capitão Nino.
Veja o desempenho do Fluminense na Libertadores ano a ano
1971 - Eliminado na fase de grupos
1985 - Eliminado na fase de grupos
2008 - Vice-campeão para a LDU-EQU
2011 - Eliminado nas oitavas de final para o Libertad-PAR
2012 - Eliminado nas quartas de final para o Boca Juniors-ARG
2013 - Eliminado nas quartas de final para o Olimpia-PAR
2021 - Eliminado nas quartas de final para o Barcelona-EQU
2022 - Eliminado na fase preliminar para o Olimpia-PAR
2023 - Disputa as quartas de final diante do Olimpia-PAR