A quarta rodada do Grupo C da Libertadores foi concluída, e o Flamengo está fora da zona de classificação, em terceiro lugar, atrás de LDU, do Equador, e Central Córdoba, da Argentina. Abaixo, a Itatiaia apresenta o cenário da chave e os resultados que garantem a vaga nas oitavas de final para o Rubro-Negro.
Após quatro rodadas, LDU e Central Córdoba somam oito pontos, com o time equatoriano na liderança da chave por conta do saldo de gols: 3 a 2 em relação aos argentinos.
O Flamengo, com cinco pontos, é o terceiro colocado. O Deportivo Táchira, com zero pontos, é o lanterna do Grupo C e não tem mais chances de classificação para o mata-mata.
O Flamengo fará as duas partidas finais da chave como mandante. Confira, abaixo, os jogos restantes do Grupo C da Libertadores:
- 13/5 - Deportivo Táchira x Central Córdoba, em San Cristóbal (VEN)
- 15/5 - Flamengo x LDU, no Rio de Janeiro
- 28/5 - Flamengo x Deportivo Táchira, no Rio de Janeiro
- 28/5 - LDU x Central Córdoba, em Quito (EQU)
A matemática para a classificação do Flamengo
Se vencer os dois jogos no Maracanã, o Flamengo chegará aos 11 pontos na fase de grupos. Neste caso, o Rubro-Negro estará classificado caso o Central Córdoba não vença o Deportivo Táchira.
Caso o time argentino supere os venezuelanos, um tropeço da LDU contra o Central Córdoba (empate ou derrota) garante a vaga do Flamengo no cenário de duas vitórias no Maracanã.
Caso o Flamengo vença os dois jogos, o Central vença o Táchira e a LDU vença o Central, haverá um empate triplo no grupo, com os três times com 11 pontos.
Caso o Flamengo não vença os dois jogos restantes, ainda há chances de classificação. Com quatro pontos, o Rubro-Negro precisa torcer para que LDU e Táchira somem apenas mais um ponto.
Assim, a decisão das duas vagas nas oitavas de final será nos critérios de desempate. Confira, em detalhes, as campanhas e a situação do Grupo C da Libertadores clicando