Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Filipe Luís, o técnico mais novo da Série A, é candidato a encerrar ‘hegemonia portuguesa’

Aos 39 anos, o promissor treinador inicia a primeira campanha desde o início do Campeonato Brasileiro no comando do Flamengo

Neste sábado (29), Filipe Luís completa seis meses de trabalho no comando do time principal do Flamengo. A data coincide com a partida contra o Internacional, na estreia do Brasileirão. Candidato a encerrar a “hegemonia portuguesa”, o ex-lateral-esquerdo inicia pela primeira vez uma campanha na Série A, e é o profissional mais jovem entre os 20 clubes.

Nascido em 9 de agosto de 1985, Filipe Luís tem 39 anos. O técnico do Flamengo entra como o único treinador que não completou 40 anos. Veja o raio-x dos técnicos do Brasileirão aqui.

A idade e o tempo de carreira, contudo, não minimizam o impacto do trabalho de Filipe Luís, que já levou o Flamengo aos títulos da Copa do Brasil, em 2024, da Supercopa e do Carioca, em 2025.

Leia também

Na opinião pública, o nome do treinador já é cogitado para substituir Dorival Júnior na Seleção Brasileira. O comandante está pressionado após a goleada para a Argentina.

No Ninho do Urubu, o entendimento é de que Filipe Luís está comprometido com o projeto e é apontado como candidato a encerrar a “hegemonia portuguesa” dos técnicos campeões.

“Filipe (Luís) é alguém em quem vejo um futuro maravilhoso. E quero ser o diretor português que vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil. Isso vai acontecer através do Filipe. Com todo respeito aos treinadores portugueses, alguns são meus amigos, mas quero ajudar a acabar com a hegemonia e nada melhor do que ser o Filipe”, afirmou José Boto.

Ídolo da Nação pela passagem vitoriosa como lateral-esquerdo, entre 2019 e 2023, Filipe Luís assumiu o comando da equipe na reta final do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2024.

Substituto de Tite, o treinador fez mudanças pontuais na equipe, que elevou o nível de desempenho e “salvou a temporada” com o título da Copa do Brasil em cima do Atlético.

Em 2025, a sequência do trabalho aponta para a evolução da equipe com o “DNA rubro-negro”. O time, campeão da Supercopa do Brasil e do Carioca, está invicto com Filipe Luís.

Os técnicos campeões brasileiros pelo Flamengo:
  • 1980: Cláudio Coutinho
  • 1982: Paulo César Carpegiani
  • 1983: Carlos Alberto Torres
  • 1992: Carlinhos
  • 2009: Andrade
  • 2019: Jorge Jesus
  • 2020: Rogério Ceni

Flamengo e Internacional se enfrentam neste sábado (29), a partir das 21h (de Brasília), no Maracanã. Confira a tabela e todas informações sobre o início do Campeonato Brasileiro!

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais