Ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quarta (6), no Independência em Belo Horizonte, o Flamengo chegou aos 58 pontos e recuperou o quarto lugar na tabela do Brasileirão. Após a partida, o técnico Filipe Luís foi questionado se é possível sonhar com o título da Série A, que neste momento tem o Botafogo, com 67 pontos, como líder.
“Dá para dormir hoje à noite e amanhã começar a preparar a final (da Copa do Brasil). Para você ter ideia, não sei nem contra quem é o próximo jogo (pelo Brasileiro). Atlético de novo, né?. Eu não consigo olhar muito longe, vou jogo a jogo. A camisa (do Flamengo) pede que ganhe, ganhe, ganhe e acostume a ganhar. É o que eu sou e o que os jogadores querem. Eles se incomodam quando não ganham, ficam machucados, e isso mostra a grandeza do Flamengo”, respondeu Filipe Luís.
A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, a seis rodadas do fim, está distante. O foco do Flamengo está na Copa do Brasil, que será decidida contra o Atlético neste domingo (10).
No Maracanã, no Rio de Janeiro, o time de Filipe Luís venceu a ida por 3 a 1 e pode até perder por um gol de diferença que será campeão. A bola rola às 16h (de Brasília) na Arena MRV, em Brasília.
Será apenas o nono jogo de Filipe Luís como técnico profissional. Após aposentar-se em dezembro de 2023, o ex-lateral dirigiu os times Sub-17 e Sub-20 até outubro, quando substituiu Tite.
Elogios a Fernando Diniz, do Cruzeiro
Em determinado momento, Filipe Luís foi questionado sobre a sensação de estar próximo de conquistar o primeiro título como treinador. Ao responder, o treinador falou sobre as muitas experiências vividas ao longo da temporada, como enfrentar Fernando Diniz, a quem fez elogios.
“Estou vivendo tantas coisas esse ano que já não sei mais o que se passa na minha cabeça. Quando pisei hoje no gramado, lembrei do jogo que joguei contra o Atlético aqui no ano passado, muito difícil, com o Sampaoli. Hoje, quando cumprimentei Diniz, pensei: “Caramba, tenho muita admiração por ele”. Foram muitos jogos como adversário, sofri muito. É muito difícil jogar contra os times de Diniz. Certamente, com o tempo, o trabalho vai ser melhor. Foi o que passou na minha cabeça hoje”, respondeu o técnico do Flamengo.
Confira, abaixo, outras respostas de Filipe Luís, técnico do Flamengo:
Gol e liderança de David Luiz
“O David Luiz é o tipo de jogador que faz o treinador ser melhor. Um gol de falta como fez hoje? Que tenho eu a ver com isso? É uma genialidade dele, uma sacada dele. Demonstra o grande jogador que é, a liderança positiva que tem no grupo. Liderança se faz nas atitudes do dia a dia, quando todos vão abraçar. O carinho que eu tenho por ele demonstra a pessoa que ele é no Flamengo. Feliz por ele. Foi muito importante e continuará sendo muito importante enquanto estiver no Flamengo.”
Mudanças na equipe titular
“Quanto mais joga, melhor fica. Não quis poupar ninguém hoje. Jogadores que não viajaram não estavam nas melhores condições de viajar. E acredito que todos que jogaram somaram minutos, quem entrou também. Para mim, o corpo é uma máquina de adaptação. Se joga, joga, melhora. Erick (Pulgar) teve minutos, Allan também, e é importante para continuarem evoluindo.”
Retornos de Pulgar e Bruno Henrique para a final de domingo
“Primeiro, o treinador terá dor de cabeça por ter todos os jogadores disponíveis e escolher os melhores. É sempre importante que eles voltem e concorram a uma vaga na equipe, todos estão dispostos a se recuperar e ajudar.”