Com a derrota para o Grêmio e as vitórias de Botafogo, Palmeiras e Fortaleza, o Flamengo viu a distância para os primeiros colocados do Brasileirão aumentar. O aproveitamento de 33,3% dos pontos no segundo turno tem deixado distante o objetivo traçado pela comissão técnica de Tite.
Ao longo da temporada, o Flamengo adotou o discurso de não priorizar competições. Para o Brasileirão, a ideia era chegar nas últimas 10 rodadas entre os times que estão na briga pelo título.
Hoje, o Botafogo lidera com 56 pontos e é seguido pelo Palmeiras, com 53, e Fortaleza, com 52. O Flamengo, com 45, é o quarto colocado com um jogo a menos.
No “fim” do primeiro turno - o Flamengo ainda tem uma partida atrasada contra o Internacional -, o time de Tite tinha 37 pontos, três a menos do que o líder Botafogo, com 40.
O segundo turno do Rubro-Negro, contudo, está mais próximo dos times de pior aproveitamento no returno, com oito pontos em 24 possíveis. Confira abaixo.
Aproveitamento dos times no segundo turno do Campeonato Brasileiro:
- 1º) Fortaleza: 79,2% (19 pontos), com seis vitórias, um empate e uma derrota
- 2º) Palmeiras: 70,9% (17 pontos), com cinco vitórias, dois empates e uma derrota
- 3º) Botafogo: 66,7% (16 pontos), com cinco vitórias, um empate e duas derrotas
- 15º) Flamengo: 33,4% (oito pontos), com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas
- 16º) Criciúma: 33,4% (oito pontos), com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas
- 17º) Atlético-GO: 25% (seis pontos), com duas derrotas e seis empates
- 18º) Bragantino: 25% (seis pontos), com uma vitória, três empates e quatro derrotas
- 19º) Athletico-PR: 25% (seis pontos), com uma vitória, três empates e quatro derrotas
- 20º) Cuiabá: 20,9% (cinco pontos), com uma vitórias, dois empates e cinco derrotas
O próximo jogo do Flamengo é pela Libertadores. Após perder por 1 a 0 no Maracanã, o time de Tite visita o Peñarol, no Uruguai na quinta (26), e precisa virar o confronto para ir à semifinal.
Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro volta a campo no domingo (29): recebe o Athletico, no Maracanã, às 20h (de Brasília). O Furacão é o 13º lugar, com 31 pontos.