O Flamengo perdeu para o Peñarol por 1 a 0, nesta quinta (19), e precisará buscar a classificação em Montevidéu, na partida de volta, para avançar às semifinais da Libertadores. Após a partida no Maracanã, o técnico Tite revelou seu sentimento após ser vaiado e hostilizado pelos torcedores no Maracanã.
“O lado da experiência também mostra que as reações dos torcedores são compatíveis com o amor pelo clube. Tenho respeito quando a torcida me critica e me vaia. O resultado pode reverter isso. Vencer e classificar lá é o caminho”, afirmou Tite.
Na sequência, o treinador foi pedido para fazer uma análise do trabalho iniciado em outubro de 2023. Na resposta, reforçou como poderá conquistar o carinho da Nação.
“Não consigo fazer essa dimensão (do trabalho). Só quando terminar o trabalho e olhar para trás para fazer essa análise. Respeito o sentimento do torcedor. Sinto isso, sou humano. Sabe como se conquista o torcedor? Ganha título importante. Se não for, tchau”.
Com o resultado, a equipe de Diego Aguirre terá a vantagem do empate na segunda partida do confronto. Uma vitória do Flamengo por um gol de diferença levará a decisão aos pênaltis.
A partida de volta será na próxima quinta (26), no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Quem avançar enfrenta o vencedor do confronto entre São Paulo e Botafogo.
Confira, abaixo, outras respostas de Tite, técnico do Flamengo:
Opção por Pulgar no meio de campo
“Todas as possibilidades ventiladas agora não têm razão. Pulgar é um jogador de seleção, vinha bem. O Léo estava jogando muito em uma posição que ele não gostaria. Não para generalizar uma situação por um erro. Pulgar é um jogador de seleção.”
Escrita do Flamengo em não vencer como visitante na Libertadores
"É uma grande oportunidade de quebrar essa escrita. Temos totais condições de chegar lá e vencer. Cometemos nossos erros, o goleiro teve felicidade. Vai criar metade das oportunidades e vai marcar lá. Pode me cobrar.”
Desempenho do Flamengo
“O desempenho, no jogo anterior, foi bem apresentado. A efetividade faz parte do futebol. É assim. Em alguns jogos ficamos com a sensação de que vai criar e a imprecisão te tira. Tive essa sensação durante o jogo. O futebol permite isso. Hoje, o gol nos pressionou um pouco demais.”
Opção por Alex Sandro
“Temos dois grandes laterais. Estou muito tranquilo com qualquer decisão pela qualidade dos dois. Alex Sandro é mais construtor, dá mais liberdade para o Nico, mas os dois vão entregar.”
Desafio fora de casa contra o Peñarol
“O desafio é uma possibilidade. Temos que vencer fora e classificar,”
Vaias da torcida
“Humanamente, você sente. Mas sei respeitar a experiência do torcedor. Não é aqui, é em todos lugares. Volto a dizer. É insuficiente o Carioca. Culturalmente é assim. Respeitar o torcedor. Pessoalmente, dói, mas tem uma experiência para direcionar ao trabalho. Só há uma forma: trabalho e resultado.”
Se não ganhar título, deixará o Flamengo?
“Termina o ano, a gente olha para trás e vê tudo o que foi. A partir daí, a gente analisa.”