O Flamengo é o clube brasileiro com balanço mais positivo em negociações nos últimos 10 anos. É o que aponta o relatório publicado pelo CIES Football Observatory nesta terça (5). Entre 2014 e 2023, o Rubro-Negro tem um ganho de 116 milhões de euros nas negociações de atletas. Ou seja, esta foi a diferença entre o valor arrecadado com vendas e o montante investido em direitos econômicos.
Como a publicação leva em conta as transações dos últimos 10 anos, não é possível converter o valor para real, devido às mudanças cambiais ao longo deste período.
O ranking leva em consideração os 100 clubes com maior volume em transferências na última década.
O Flamengo é o 23º da lista, sendo o segundo clube fora da Europa no ranking. O River Plate-ARG, com um balanço positivo de 179 milhões de euros entre vendas e investimentos desde 2014, é o 15º lugar.
O Palmeiras aparece em 27º, com 100 milhões de euros, fechando o trio sul-americano do ranking.
Os portugueses dominam o topo do ranking. O Benfica é o “líder”, com um balanço positivo de 764 milhões de euros nas transferências. Sporting, com 376 milhões de euros, e Porto, com 352 milhões de euros, são os quinto e sexto lugares, respectivamente. Ajax-HOL (434 milhões de euros), RB Salzburg-AUT (422 milhões de euros) e Monaco-FRA (402 milhões de euros) fecham o Top-6.
Os clubes com os piores balanços - ou seja, investiram mais do que arrecadaram - são Manchester United-ING (1,396 bilhão de euros), Chelsea-ING (1,033 bilhão de euros), PSG-FRA (1,010 bilhão de euros), Arsenal-ING (872 milhões de euros) e Manchester City-ING (856 milhões de euros).
Segundo o CIES Football Observatory, os valores incluem comissões fixas de transferências, todos bônus independentemente de terem sido efetivamente pagos, assim como valores investidos em empréstimos. Os montantes negociados para empréstimos com obrigação de compra são incluídos no ano da transferência. O relatório completo pode ser encontrado no