Com o fim da janela de transferências se aproximando, o Flamengo tem pressa para acertar a chegada de, ao menos, mais um reforço. Diante da negativa de River Plate-ARG por De La Cruz e a dificuldade imposta pelo Zenit-RUS por Claudinho, o clube fez uma oferta aos russos por Wendel.
O Flamengo apresentou uma oferta de 13 milhões de euros (cerca de R$ 68 milhões) pelo volante, ex-Sporting-POR e Fluminense, conforme informado pelo portal “ge”. Vale lembrar que, em julho, a diretoria chegou a afirmar que não tentaria a contratação do volante brasileiro. Na ocasião, Marcos Braz e Bruno Spindel reforçavam que só haviam negociações por Claudinho e Nicolas De La Cruz.
Como já citado pelo próprio vice-presidente de futebol, o River Plate segue irredutível em sua pedida: quer o valor da multa rescisória para negociar o meia uruguaio. E o Flamengo não está disposto a pagar 16 milhões de dólares, cerca de R$ 76 milhões na cotação atual, pelo jogador dos Millionarios.
Zenit faz jogo duro
Por Claudinho, o Flamengo apresentou uma oferta de 15 milhões de euros ao Zenit, que não a aceitou, mas abriu tratativas com o clube carioca - saiba mais aqui. O meia-atacante é um dos principais nomes da equipe russa e está participando da temporada, à disposição da comissão técnica sendo titular na Supercopa da Rússia e na primeira rodada da Liga, em 15 e 22 de julho, respectivamente.
Já Wendel, por questões particulares, foi liberado para ficar mais tempo no Rio de Janeiro e só retornou à Rússia nesta semana. Assim como Claudinho, o volante tem contrato até 2027 com o Zenit.
Vale destacar que Claudinho foi comprado por 15 milhões de euros, em 2021, e Wendel, por 20 milhões de euros, em 2020. Além dos altos valores pagos, dos longos contratos e das multas rescisórias, as quais o Flamengo não tem condições de pagar, o que dificulta as respectivas negociações é a possibilidade do Zenit perder outros atletas para clubes sauditas nesta janela.
Malcom, por exemplo, interessa ao Al Hilal, da Arábia Saudita, segundo a imprensa local. O time de Jorge Jesus estaria disposto a pagar 50 milhões de euros pelo atacante brasileiro. Os valores investidos pelos clubes da liga saudita superam a capacidade financeira dos clubes do Brasil.
Neste caso, o Zenit, que é um clube financeiramente forte, não tem o interesse de desequilibrar o seu elenco e, diante da possibilidade de perder um ou mais jogadores na janela, optará pela melhor oferta.