Ouvindo...

Vasco vence o Cuiabá fora de casa e respira no Brasileirão

Pec fez o primeiro nesta quinta-feira (2), em lance ajustado de impedimento, e Orellano definiu a vitória no finalzinho

Vasco venceu Cuiabá e respirou na Série A

O Vasco venceu o Cuiabá por 2 a 0 nesta quinta-feira (2), na Arena Pantanal, em Cuiabá, com um gol de Gabriel Pec, o artilheiro do time no ano, com 13, e outro de Orellano.

O de Pec foi em um lance de impedimento muito ajustado, em que o árbitro de vídeo ficou mais de quatro minutos analisando, em mais de uma câmera, para validar o gol.

O resultado fez o time carioca chegar aos 34 pontos, ainda na zona do rebaixamento, mas mais próximo da saída do Z4. A diferença para o Cruzeiro, Santos e Bahia, 16º, 15º e 14º, respectivamente, é agora de três pontos. A Raposa está com dois jogos a menos.

O Cuiabá emperrou nos 40 pontos, em 10º. Posição intermediária, mas que ainda deixa o risco de rebaixamento vivo nas sete rodadas que faltam para acabar a competição.

Segundo tempo melhora o confronto

O primeiro tempo foi muito ruim, taticamente e tecnicamente. Talvez pelo calor, os times criaram pouco e os jogadores pareciam travados. Na melhore chance, Deyverson desviou um cruzamento de cabeça, de costas, e Léo Jardim defendeu.

Talvez pelo calor, o técnico vascaíno Ramon Díaz deixou o atacante Payet como opção no banco de reservas. Na etapa final, o Cuiabá começou em cima, Denilson deu um chutaço na trave, mas aos 11 minutos o gol de Pec mudou o panorama da partida.

Zé Gabriel cruzou para Paulo Henrique na área do Cuiabá, o lateral jogou para o meio e a defesa cortou. Praxedes ficou com a sobra, lançou e Sebastían chutou na trave, com a bola sobrando para Pec marcar de cabeça. A dúvida foi sobre a posição de impedimento, ou não, de Sebastían.

A partir daí o Vasco conseguiu controlar melhor a partida, o Cuiabá até chegou duas vezes com perigo, mas Léo Jardim e a defesa aliviaram. Já nos acréscimos, aos 53 minutos, Orellano definiu o placar aproveitando um contra-ataque, em que passou por três defensores, saiu na frente de João Carlos e marcou.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo na próxima segunda-feira (6). O Cuiabá visita o Santos, na Vila Belmiro, às 21h (de Brasília). O Vasco tem o clássico contra o líder Botafogo, às 19h (de Brasília), no estádio de São Januário, no Rio.

Cuiabá 0 x 2 Vasco

Cuiabá

João Carlos; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme (PK); Raniele (Ronald Lemos), Lucas Mineiro (Fernando Sobral) e Denilson (Filipe Augusto); Clayson, Pitta (Wellington Silva) e Deyverson. Técnico: Antônio Oliveira.

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique (Léo), Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Orellano); Gabriel Pec (Puma Rodrigues), Erick Marcus (Payet) e Sebastían (Alex Teixeira). Técnico: Ramón Díaz.

Gol
Gabriel Pec (11min2ºT), Orellano (53min2ºT) para o Vasco

Cartões Amarelos
Raniele, Matheus Alexandre (Cuiabá); Paulo Henrique (Vasco)

Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 2 de novembro de 2023 (quinta-feira), 17h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Auxiliares: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.