Revelação das categorias de base do
Em suas redes sociais, o Cria da Toca se despediu do esporte com um longo texto. Segundo ele, as lesões sofridas nas últimas temporadas foram o principal motivo de sua atitude.
“Tomei essa decisão com base nos últimos anos da minha carreira, marcados por lesões sérias que, infelizmente, encurtaram meu tempo nos gramados. Apesar disso, olho para trás com o coração cheio de gratidão por tudo que vivi: vitórias, derrotas, aprendizados, viagens, concentrações e, acima de tudo, amizades. O futebol foi, e sempre será, uma ferramenta transformadora na minha vida”, explicou o ex-cruzeirense.
Na publicação, ex-companheiros de Cruzeiro reagiram à aposentadoria de Vinícius. O zagueiro Fabrício Bruno mandou recado ao ex-jogador: “Deus abençoe, irmão”, disse. O volante Eurico, revelado pelo clube celeste e hoje no Santa Cruz, também se manifestou: “Fenômeno Bichinho! Que Deus abençoe sua caminhada”, comentou.
Vinícius Freitas
O Vinícius Freitas não entrava em campo desde 2023. À época, defendeu as cores do Hamrun Spartans, de Malta. Em 2024, chegou a acertar com o Francavilla, da Itália, mas não há registros de jogos pela equipe.
Nascido em 1993, o ex-lateral faz parte da mesma geração na base celeste que revelou nomes como o atacante Vinícius Araújo, o lateral Mayke e o goleiro Gabriel. Pelo Cruzeiro, Vinícius Freitas não entrou em campo na equipe de cima, mas chegou a ser relacionado para partidas em 2012.
Em sua carreira, o recém-aposentado também defendeu as cores de Lazio-ITA, Padova-ITA, Perugia-ITA, Zurich-SUI, AEK-GRE, Botafogo-SP, Chapecoense e Joinville.
Confira, na íntegra, o pronunciamento de Vinícius Freitas
“Olá, pessoal!
Hoje venho aqui compartilhar com vocês uma decisão muito importante: a partir de hoje, encerro meu ciclo como jogador profissional de futebol.
Antes de tudo, quero agradecer imensamente a todas as pessoas que fizeram parte dessa trajetória,treinadores, diretores, dirigentes, empresários, amigos e, principalmente, minha família, que sempre esteve ao meu lado nos momentos bons e nos difíceis.
Tomei essa decisão com base nos últimos anos da minha carreira, marcados por lesões sérias que, infelizmente, encurtaram meu tempo nos gramados. Apesar disso, olho para trás com o coração cheio de gratidão por tudo que vivi: vitórias, derrotas, aprendizados, viagens, concentrações e, acima de tudo, amizades. O futebol foi, e sempre será, uma ferramenta transformadora na minha vida.
Agora, vejo diante de mim um novo horizonte. Novos caminhos, novos objetivos. O futebol me ensinou a me adaptar, a enfrentar desafios e a nunca parar de evoluir. Por isso, me sinto pronto para essa nova fase, para me reinventar e continuar crescendo. É isso que torna a vida tão bonita.
Obrigado, futebol, por ter feito parte da minha história. E que nos reencontremos em breve, em outras formas e funções.
Com amor,
Vinicius Freitas”.