Ex-atacante do Cruzeiro, o boliviano Marcelo Moreno relembrou um momento importante de sua carreira nos gramados: a criação de sua icônica comemoração de gols.
Ídolo celeste, Moreno ganhou notoriedade e passou a ser conhecido no Cruzeiro como “Flecheiro Azul”. O centroavante revelou que se inspirou em um grande nome da história do futebol argentino para criar sua tradicional comemoração de gols com o gesto do lançamento de uma flecha.
"É uma história que começa quando eu era adolescente e gostava muito de futebol. Eu assistia muito à Argentina. Gostava muito da Argentina e assistia ao Batistuta. Eu tentei improvisar um pouco. Ele fazia gol pra caramba. Gostei dele, do estilo do cabelo, como ele fazia os gols e gostei da comemoração também. Falei, vou fazer essa comemoração em algum momento”, começou a contar, em entrevista ao programa “Um Assado para”, no canal do Youtube do jornalista Duda Garbi.
Gabriel Batistuta é um ex-atacante argentino que carregava o apelido de “Batigol”. Ao balançar as redes, o jogador comemorava os gols imitando uma arma com as mãos. Ele vestiu camisas pesadas do futebol mundial, como River Plate, Boca Juniors, Fiorentina, Roma, além de ser um ícone da Seleção de seu país.
“Ficou na minha cabeça. Virei jogador de futebol profissional e aconteceu que, no Cruzeiro, comecei a fazer assim (imitando o gesto de tiro com arma). Aí, improvisei de outro jeito, tipo soltando umas flechadas. Aí, pegou. Era muito gol, muitos gols no Cruzeiro”, relembrou Marcelo Moreno.
“Começaram a me chamar de Flecheiro Azul. Então, foi pegando. Em vez de fazer assim (imitar arma), que não pegava bem na época, metralhadora. Saía comemorando assim, mas improvisei, fiquei legal. Aí que nasceu a comemoração do Marcelo Moreno”, contou.
Marcelo Moreno no Cruzeiro
O atacante atuou no Cruzeiro de 2007 a 2008, em 2014 e, por último, de 2020 a 2021. Ao todo, o “Flecheiro Azul” somou 147 jogos oficiais pelo Cruzeiro. Ele é, inclusive, o quarto estrangeiro com mais partidas pelo clube.
Nos períodos, o boliviano totalizou 54 gols e conquistou três (quarto maior estrangeiro com partidas pela Raposa) e 54 gols, com três títulos: a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2014, e os Campeonato Mineiros de 2008 e 2014.
Moreno se despediu dos gramados antes da final do Campeonato Mineiro de 2024. A partida final aconteceu entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão lotado, com mais de 61,5 mil torcedores.