Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro prepara venda de ingressos para jogo contra Grêmio já com biometria facial

Legislação brasileira prevê obrigatoriedade de biometria facial em estádios com mais de 20 pessoas a partir de 14 de julho

Mineirão, palco dos jogos do Cruzeiro como mandante, já adotou sistema de biometria facial em espaços que ele mesmo comercializa

Com novidades, a diretoria do Cruzeiro prepara o início da venda de ingressos para o jogo contra o Grêmio, no dia 13 de julho, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 13ª rodada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo apuração da Itatiaia, há grandes chances de o clube utilizar o reconhecimento facial para o acesso ao estádio no encontro com o Tricolor Gaúcho.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não desmembrou a tabela do Brasileirão a partir da 13ª rodada. O campeonato está paralisado em decorrência da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.

A possibilidade de o clube adotar contra o Grêmio o uso da biometria facial em partidas como mandante no Gigante da Pampulha será em decorrência da nova legislação brasileira.

A partir de 14 de junho de 2025, estádios brasileiros com capacidade superior a 20 mil pessoas deverão, obrigatoriamente, adotar o reconhecimento facial como método de acesso. A exigência está prevista na Lei Geral do Esporte, que entra em vigor nesta data e impactará diretamente a rotina do torcedor em jogos pelo país.

Com a nova legislação, bilhetes impressos, cartões e senhas tradicionais deixam de ser utilizados em arenas de grande porte. O ingresso será validado exclusivamente por meio da biometria facial, que deverá ser cadastrada previamente em plataforma digital.

A identificação ocorrerá diretamente nas catracas dos estádios, onde câmeras farão o reconhecimento em tempo real. O processo promete agilizar o fluxo de entrada, reduzir filas e aumentar a segurança nas partidas. Dentre as principais arenas do país, algumas ainda não contam com a biometria em todos os setores, mas já se organizam para a instalação.

Nos próximos dias, o Cruzeiro deve anunciar oficialmente os detalhes sobre a comercialização dos ingressos para a primeira partida do clube após a paralisação do calendário brasileiro.

A Minas Arena, empresa que administra o Mineirão, já implementou o sistema de reconhecimento facial nos setores onde ela mesmo comercializa para os jogos.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro