Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Arsenal se manifesta após venda de Marquinhos ao Cruzeiro

Atacante foi vendido pelo clube inglês ao Cruzeiro; venda girou na casa dos R$ 20 milhões

O Arsenal, clube da Premier League, da Inglaterra, se manifestou pela primeira vez após a venda do atacante Marquinhos ao Cruzeiro. Nesta segunda-feira (9), a equipe inglesa usou o Instagram para oficializar o negócio.

A equipe inglesa citou o histórico da carreira de Marquinhos no post de despedida publicado na internet.

“Desejando boa sorte no Cruzeiro, Marquinhos. Marquinhos se transferiu para o Cruzeiro, da Série A brasileira, em definitivo (...) Todos no Arsenal gostariam de agradecer a Marquinhos por sua contribuição ao clube e desejar-lhe tudo de bom para o futuro. O acordo está sujeito à conclusão dos processos regulatórios”, publicou.

“O jogador de 22 anos chegou ao nosso clube vindo do São Paulo em junho de 2022 e disputou seis partidas em todas as competições. Ele marcou um impressionante primeiro gol em sua estreia competitiva, na vitória por 2 a 1 fora de casa contra o FC Zurique, na fase de grupos da UEFA Europa League, em setembro do mesmo ano”, completou o Arsenal em parte da mensagem.

Marquinhos no Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira (9) a contratação em definitivo do atacante Marquinhos. O jogador estava emprestado pelo Arsenal-ING desde janeiro de 2025 até o fim do ano e agora assinou com o clube celeste até o fim de 2028.

“O Cruzeiro adquiriu em definitivo os direitos do atacante Marquinhos até o fim de 2028!”, divulgou o Cruzeiro a respeito de Marquinhos, de 22 anos. Ele tinha contrato com o Arsenal até o fim de junho de 2027.

A contratação em definitivo ocorreu após Marquinhos atingir metas de jogos no Cruzeiro. O clube celeste desembolsou cerca de 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 20 milhões) pela compra do atleta.

Marquinhos fez 18 jogos oficiais pelo Cruzeiro, sendo sete como titular, com um gol e uma assistência. Ao todo, foram 20 duelos, o que ativou a cláusula de compra por parte da Raposa.

Veja na íntegra a postagem do Arsenal sobre Marquinhos

Desejando boa sorte no Cruzeiro, Marquinhos. Marquinhos se transferiu para o Cruzeiro, da Série A brasileira, em definitivo. O jogador de 22 anos chegou ao nosso clube vindo do São Paulo em junho de 2022 e disputou seis partidas em todas as competições. Ele marcou um impressionante primeiro gol em sua estreia competitiva, na vitória por 2 a 1 fora de casa contra o FC Zurique, na fase de grupos da UEFA Europa League, em setembro do mesmo ano.

Marquinhos progrediu nas categorias de base do São Paulo e chegou ao time principal, estreando aos 18 anos. Ele disputou 33 partidas pelo time principal durante sua passagem pelo São Paulo e fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Paulista de 2021.

O atacante canhoto passou um tempo valioso emprestado ao Norwich City, Nantes, Fluminense e Cruzeiro durante sua carreira no Arsenal. Marquinhos disputou 11 partidas pelo Norwich City durante a temporada 2022/23, em um curto período de empréstimo. Sete partidas pelo Nantes na Ligue 1 ocorreram na temporada seguinte, antes de seu retorno. Em seguida, assinou um empréstimo de um ano com o então recém-coroado campeão da Copa Libertadores, o Fluminense. Marquinhos disputou 29 partidas em todas as competições e conquistou um título no Brasil mais uma vez, quando o Fluminense conquistou a Recopa Sul-Americana contra a LDU Quito em março de 2024.

Marquinhos está emprestado ao Cruzeiro desde janeiro de 2025 e disputou 18 partidas em todas as competições. Internacional brasileiro, Marquinhos disputou 18 partidas entre as categorias de base do Sub-16 e Sub-23, representando seu país no Campeonato Sul-Americano Sub-17 e na Copa do Mundo Sub-20. Todos no Arsenal gostariam de agradecer a Marquinhos por sua contribuição ao clube e desejar-lhe tudo de bom para o futuro. O acordo está sujeito à conclusão dos processos regulatórios.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais