Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Além do suco: Bolasie se destaca e vira nome de confiança para Jardim no Cruzeiro

Congolês atuou em seis dos oito jogos da sequência de invencibilidade da equipe celeste

Bolasie comemora gol pelo Cruzeiro sobre o Palestino na Copa Sul-Americana de 2025

Para além da irreverência fora de campo e da adoração pelos sucos de laranja e abacaxi, Yannick Bolasie tem se destacado dentro das quatro linhas no Cruzeiro. Na atual sequência invicta, marcada pela força coletiva do grupo, o atacante franco-congolês virou um dos nomes de confiança para o treinador português Leonardo Jardim.

Após se recuperar de um problema no joelho direito que o tirou de alguns jogos na temporada, Bolasie foi opção justamente em todas as últimas oito partidas que marcam a boa fase do Cruzeiro. Ele atuou em seis jogos, sendo reserva utilizado em cinco e titular na outra oportunidade.

Nesta sequência, Bolasie fez um gol e deu uma assistência, esta na goleada por 3 a 0 sobre o Vila Nova-GO nessa quinta-feira (22), no Serra Dourada, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Contudo, para além dos números, o congolês tem convencido.

Um exemplo que não consta nas estatísticas diz respeito à vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, em 4 de maio, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, em Belo Horizonte, Bolasie fez a jogada que culminou no lance decisivo da vitória celeste, com cruzamento seguido de pênalti celeste.

O experiente jogador de 35 anos, que se notabilizou por atuar como ponta, é uma opção de versatilidade a Jardim. Além do lado do campo, muito pelo porte físico, Bolasie pode atuar centralizado, função que também exerce.

Nesta sequência, Bolasie entrou três vezes no lugar de Kaio Jorge, centroavante titular; e uma vez na vaga do ponta Wanderson e outra no lugar do atacante argentino Lautaro Díaz, reserva que também atua com mobilidade quando acionado.

Leia também

Números no ano

Nos jogos oficiais de 2025, Bolasie, reforço cruzeirense para a temporada após defender o Criciúma, soma quatro gols e duas assistências em 17 partidas. Nota-se que todas as participações diretas em gols foram feitas de cabeça, sendo a bola aérea um dos pontos de atenção do Cruzeiro no ano.

Bolasie terá uma nova chance de entrar em campo no domingo (25), às 20h30 (de Brasília), diante do Fortaleza, no Castelão, pela décima rodada do Brasileirão. A tendência é de que o congolês ainda siga como opção na reserva para Wanderson.

O Cruzeiro tem 17 pontos e é o terceiro da Série A. Já o Fortaleza está na 14ª posição, com 10 pontos, e busca se distanciar da zona de rebaixamento - aberta pelo Grêmio, 17º, com 9 pontos.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.