O
Com 10 pontos, a equipe celeste começou a rodada na 4ª posição. No melhor cenário, os comandados de Leonardo Jardim podem chegar à vice-liderança da competição.
Por um lado, o Cruzeiro é o único time do Brasileirão que venceu os três jogos como mandante até então. Por outro, o Flamengo é um dos times invictos na competição, ao lado do São Paulo.
Força máxima em campo
A escalação de Jardim deve ter os principais nomes à disposição no 11 inicial. Suspenso na vitória sobre o Vasco, o zagueiro Fabrício Bruno será titular novamente e vai formar dupla com Villalba na defesa.
Lucas Silva, que foi reserva de Eduardo na vitória sobre o Vila Nova-GO pela
Outra mudança na comparação com a última partida é o retorno de Wanderson aos titulares, no lugar de Marquinhos.
Assim, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; Fágner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Gabigol); Wanderson e Kaio Jorge.
Casa cheia e atenções viradas para Gabigol
O Mineirão deve ter casa cheia para o duelo de gigantes, que brigam no topo da tabela do Brasileirão nessas primeiras rodadas.
“Mas com certeza que não será jogo fácil, pois toda a gente conhece bem a qualidade do Flamengo. Mas acredito que na nossa casa, com nossos adeptos, eles podem nos ajudar com esses menos dias de recuperação, jogadores cansados, espero a ajuda desse 12º jogador, que tem nos apoiado, para fazermos um jogo positivo e com certeza na nossa casa vamos procurar um resultado positivo”, disse Leonardo Jardim em entrevista coletiva.
Do lado Rubro-Negro, cerca de 6 mil entradas foram comercializadas, o que indica lotação do setor visitante no estádio. Além da briga pelos três pontos,
Ídolo do Flamengo, clube pelo qual disputou as últimas seis temporadas e colecionou títulos, o camisa 9 foi contratado como principal reforço celeste para 2025. Após começo de altos e baixos, ele vem reencontrando as boas atuações, e mesmo se não for titular, possivelmente estará será acionado ao longo da partida.
No futebol carioca, Gabigol venceu duas edições da Copa Libertadores (2019 e 2022), duas do Brasileirão (2019 e 2020), duas da Copa do Brasil (2022 e 2024), duas da Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e uma da Recopa Sul-Americana (2020), além de quatro troféus do Campeonato Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024).
Pelo Cruzeiro, o atacante soma sete gols e uma assistência em 15 jogos. Ele balançou a rede apenas uma vez neste Brasileirão, logo na estreia, contra o Mirassol, mas vem se tornando jogador de peso no time de Leonardo Jardim, especialmente na construção de jogadas no meio-campo.
Em busca de sequência inédita
Diante do Flamengo,
Retrospecto avassalador e favorável ao Rubro-Negro
Nos últimos nove encontros, o Flamengo venceu nada menos do que oito partidas contra o Cruzeiro, em
O desempenho do Fla ainda é maior nos jogos em Minas Gerais. A última vez que o Cruzeiro venceu como mandante foi em 2015 pela Série A, por 1 a 0. Depois disso foram oito jogos com dois empates e seis vitória do Rubro-Negro.
Atualmente, o Cruzeiro possui 28 vitórias contra 33 do Flamengo. Ou seja, a sequência ruim dos últimos 20 jogos fez com que o time carioca tivesse vantagem histórica. Se pegar este recorte, são somente três vitórias da Raposa contra 13 do Fla e quatro empates.