Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Dudu é liberado de treinos do Cruzeiro após ser afastado de jogo por Jardim

Camisa 7 tem futuro incerto no clube após se envolver em conflitos internos; seu contrato tem duração até dezembro de 2027

Dudu durante treino pelo Cruzeiro na Toca da Raposa II em 23 de abril de 2025

Com futuro incerto após conflitos internos, Dudu foi liberado dos treinamentos do Cruzeiro nos próximos dias. O atacante não trabalhará junto dos companheiros enquanto sua situação não for definida.

Os jogadores tiveram folga na última segunda-feira (28), após a vitória sobre o Vasco, no domingo (27), e se reapresentarão nesta terça-feira (29) para iniciar preparação de olho no confronto com o Vila Nova-GO, pela Copa do Brasil, na quinta-feira (1º). A informação da liberação do camisa 7 foi divulgada pelo site Central da Toca e confirmada pela Itatiaia.

A diretoria do Cruzeiro ainda se reunirá com o estafe do Dudu para que uma decisão seja tomada. O contrato do atleta com o clube vai até dezembro de 2027, e sua multa rescisória supera R$ 60 milhões.

Dudu no Cruzeiro

Dudu chegou ao Cruzeiro, no início deste ano, com status de astro. Revelado pelo clube, o jogador retornou após 14 anos, com um currículo recheado de conquistas e temporadas de destaque no Palmeiras. O começo de sua segunda passagem em Belo Horizonte foi promissor, mas o atleta foi para o banco com Leonardo Jardim, que optou por um time mais físico e rápido.

O camisa 7 se tornou reserva contra o São Paulo, no dia 13 de maio, e seguiu nessa posição nos jogos seguintes do Campeonato Brasileiro. Titular contra o Palestino-CHI, na última quinta-feira (24), pela Copa Sul-Americana, Dudu polemizou em entrevista após a partida, ao questionar a decisão de Jardim.

“Não me sinto bem. É ruim ser titular a vida toda e depois começar a ser reserva. No meu modo de ver, eu estava vindo numa sequência boa. Não sei porque o treinador optou por me tirar do time. A gente respeita a opinião. Não sei porque optou por me tirar do time”, afirmou Dudu.

Em seguida, para o jogo contra o Vasco, no último domingo (27), o treinador decidiu cortá-lo da relação. Antes da partida, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste, indicou, em gesto, que o atacante deixaria o Cruzeiro.

Jardim, por sua vez, relatou que o afastamento de Dudu não se deu pela entrevista no Chile, e se por uma outra questão interna.

“Antes do jogo, fechei o assunto. Disse que o motivo da suspensão não era a entrevista. O motivo da suspensão era um motivo interno, e todos estavam a par da situação, direção, jogadores, comissão técnica... Todos estão a par da situação”, revelou o comandante em coletiva após jogo no Parque do Sabiá.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).