Os jovens das categorias de base do
O volante Murilo Rhikman, o zagueiro Janderson e o atacante Kaique Kenji compõem essa lista. A tendência, porém, é que a relação aumente, já que outras promessas, como o lateral-esquerdo Kauã Prates, de apenas 16 anos, têm crescido internamente.
Os ‘Crias’ da Toca com Jardim
Murilo é um dos jovens mais prestigiados com Jardim. O meio-campista agradou o professor durante as interações entre a equipe sub-20 e o time profissional.
Diante desse cenário, Rhikman foi relacionado pela primeira vez contra o Internacional, no início do mês e, desde então, é parte das convocações da equipe azul.
Murilo Rhikman, volante do Cruzeiro
Nessa mesma partida, Kaique Kenji foi utilizado. Tido como uma das principais joias da Toca da Raposa I, o atacante foi acionado no segundo tempo e teve uma participação interessante.
O jogador de 19 anos fez sua estreia como profissional no ano passado, mas perdeu espaço no início de 2025.
Kaique Kenji, atacante do Cruzeiro, foi relacionado para jogo contra o Democrata-GV
O último a estrear foi o zagueiro Janderson,
Janderson em ação em sua estreia pelo Cruzeiro contra o Vasco
Kaiki
Além do trio, outro ‘Cria’ da Toca prestigiado por Jardim é Kaiki. O lateral-esquerdo de 22 anos já compõe o elenco profissional desde 2022, mas sob comando do europeu, se firmou de vez como titular da posição.
Sua ascensão foi um dos motivos, inclusive, para a saída de Marlon para o Grêmio.
Pedido especial de Pedro Lourenço
Em entrevista coletiva após a vitória contra o Vasco, Leonardo Jardim solicitou maior repercussão da imprensa acerca da utilização dos jovens da base e revelou que isso foi um pedido especial de Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste, em sua contratação.
"É de realçar também, que às vezes não vejo falarem, metemos já, este ano, três jogadores das Crias da Toca (Kaique Kenji, Janderson e Murilo). Estamos com atenção na formação”, ponderou Jardim.
“O presidente me falou, quando me contratou, que era um dos pilares que ele queria desenvolver, apoiar a formação. Temos apoiado, com jogos, jogadores a treinar conosco. Temos tido uma atenção e é importante vocês valorizarem isso. Na Toca, os treinadores de formação, os diretores, estão a fazer um bom trabalho para nos colocar esses jogadores”, revelou.
O treinador tem observado os jovens do sub-20 de perto, tanto em treinamentos na Toca da Raposa II quanto em partidas de competições oficiais.
Para ficar de olho
A tendência é que mais jovens do time sub-20 sejam oportunizados por Leonardo Jardim na sequência da temporada. Kauã Prates, opção a Kaiki na lateral esquerda, é um dos primeiros da “fila”.
Outro nome a ser considerado é o jovem goleiro Otávio, de 19 anos, tratado internamente como uma grande promessa.
Assim como no ano passado, o time sub-20 do Cruzeiro faz boa temporada, o que pode abrir espaço para outros jovens. A equipe ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da categoria, com 14 pontos em sete jogos.