Ao longo de sua carreira, Leonardo Jardim se notabilizou pelo desenvolvimento de jovens jogadores que, posteriormente, foram vendidos por verdadeiras foturnas. No
Apresentado na última segunda-feira (10), na Toca da Raposa II, o lusitano admitiu que gosta de colaborar no crescimento de promessas e citou diversos nomes conhecidos do futebol mundial que comandou em anos iniciais.
“Tenho uma queda por ajudar a jogadores jovens. Acho que vendi mais de meio milhão. O primeiro grupo no Sporting... Dier, o Eric, Marco Rojo. Quando vou para o Monaco tive um grupo de jogadores muito grande, que valorizamos, desde o Martial, Bernardo Silva, Lemar, Fabinho, Bakayoko, Mendy, Mbappe... já não tenho espaço na lista para tantos que foram lançados. Tem um grande jogador, um brasileiro, que eu adoro, é o Fabinho”, relembrou o treinador.
O caso de Fabinho foi marcante para Jardim.
“O Fabinho estava no Monaco como lateral-direito. Eu achava que ele era um jogador médio como lateral, não era muito bom. Falei com ele para jogar como volante... ele “pô, mas o treinador da Seleção não me quer de volante, meu empresário não me quer de volante”. Então vai jogar a médio nível. Você é meu treinador, se é para jogar como meio, vamos jogar com meio. Em dois anos foi vendido ao Liverpool por 60 milhões”, relatou.
Leonardo Jardim e os milhões arrecadados em vendas
Leonardo Jardim já movimentou 999,1 milhões de euros em vendas de jogadores desde que se tornou treinador de equipes principais.
Um levantamento feito Transfermarkt somou os valores das negociações de 65 atletas durante as gestões do português pelos clubes em que passou.
Só o Monaco-FRA arrecadou 930,7 milhões de euros com as vendas de 46 atletas durante a “Era Jardim”. Sporting-POR, Braga-POR e Olympiacos também receberam milhões sob o comando do lusitano.
As 10 maiores vendas de jogadores comandados por Leonardo Jardim
- Kylian Mbappé para o PSG - 180 milhões de euros (07/2018)
- James Rodríguez para o Real Madrid - 75 milhões de euros (07/2014)
- Thomas Lemar para o Atlético de Madrid - 72 milhões de euros (07/2018)
- Anthony Martial para o Manchester United - 60 milhões de euros (09/2015)
- Benjamin Mendy para o Manchester City - 57,5 milhões de euros (07/2017)
- Bernardo Silva para o Manchester City - 50 milhões de euros (07/2017)
- Fabinho para o Liverpool - 45 milhões de euros (07/2018)
- Youri Tielemans para o Leicester - 45 milhões de euros (07/2019)
- Tiemoué Bakayoko para o Chelsea - 40 milhões de euros (07/2017)
- Geoffrey Kondogbia para a Inter de Milão - 36 milhões de euros (07/2015)
Atualmente, a quantia total das vendas geradas nos trabalhos de Jardim seria de R$ 6,01 bilhões, de acordo com a conversão.
Leonardo Jardim, do Cruzeiro, já movimentou quase 1 bilhão de euros em vendas de jogadores Cruzeiro fará mais contratações? Jardim abre o jogo sobre interesses e conversas
No Cruzeiro, Jardim terá jovens à disposição
Apesar de ter um elenco repleto de medalhões, o Cruzeiro também conta com jovens talentosos. De revelações das categorias de base a contratações feitas nos últimos anos, o clube espera encher os cofres com negociações nos próximos anos.
Já no gol, Jardim tem dois atletas de potencial. Otávio, de 19 anos e que acumula convocações à base da Seleção Brasileira, e Léo Aragão, que deixou boas impressões quando entrou em campo.
Na defesa, nomes promissores não faltam: Bruno Alves (19 anos), Jonathan Jesus (20 anos), Kaiki (21 anos), Kauã Prates (16 anos) e Janderson (19 anos).
Leonardo Jardim ainda vê, no meio-campo, Fabrizio Peralta (22 anos), contratado cercado de expectativas junto ao Cerro Porteño e que ainda não engrenou em Belo Horizonte, Japa (21 anos), que tem sofrido com lesões, e Jhosefer (20 anos), destaque celeste nas últimas edições de Copinha.
O ataque é a posição de duas das maiores promessas recentes do Cruzeiro: Tevis e Kaique Kenji, ambos de 19 anos. A dupla gera muita esperança entre os torcedores celestes.
Kaio Jorge, de 23 anos, e Rodriguinho, de 21, também podem render frutos ao clube em futuras negociações.
Tevis, atacante do Cruzeiro, em ação contra o Fluminense