Apaixonado pelo futebol e técnico profissional há quase 20 anos, Leonardo Jardim, novo comandante do Cruzeiro, transformou em negócio uma outra grande paixão: os vinhos.
Em 2020, o treinador adquiriu uma quinta na região do Douro Vinhateiro, em Portugal, e passou a produzir vinhos e azeites. Em paralelo, abriu uma loja de vinhos no Funchal, na Ilha da Madeira, onde comercializa seus rótulos.
Os pais de Leonardo Jardim sempre trabalharam na agricultura e já produziam vinhos na Ilha da Madeira, onde o novo treinador do Cruzeiro foi criado - embora tenha nascido em Barcelona, na Venezuela.
Logo depois de sua passagem pelo Monaco, onde ganhou alguns milhões de euros, Jardim resolveu realizar o sonho de ter sua propriedade na Região do Douro, famosa mundialmente por suas vinícolas.
“Quando saí da Madeira, fui para Chaves. Depois, assinei pelo Beira-Mar. E há uma estrada que passa junto ao Rio Douro, que é a A24. Durante vários anos andava para baixo e para cima e ia vendo aquelas quintas enquanto ia alimentando o sonho de juntar umas patacas e um dia comprar uma quinta ali”, contou há alguns anos ao jornal Diário de Notícias, da Ilha da Madeira.
Propriedade de Leonardo Jardim fica às margens do Rio Tua, na região do Douro Vinhateiro
O terreno foi comprado pelo treinador em 2020, em plena pandemia da Covid-19. Leonardo batizou a propriedade como Quinta Jardim do Tua, no município de Carrazeda de Ansiães, localizado próximo à foz do Rio Tua e ao Rio Douro.
A Quinta Jardim do Tua foi fundada em 1878 e tem 23 hectares. Nela, há vinhas de 80 anos e oliveiras de dois séculos.
“Temos relações muito fortes com a natureza, até porque já temos produção de vinho na Madeira. Estamos ligados à agricultura, pelos nossos pais, e isso permite-nos continuar a viver estas experiências que fazem parte do DNA da família”, disse Jardim ao portal português Sapo.
Devido à sua ligação futebolística com a Grécia e a França, Leonardo Jardim distribuiu o “néctar” produzido em suas terras para restaurantes dos dois países, além de Portugal.
Para se ter uma ideia do volume produzido, a colheita de 2021 rendeu 6.500 garrafas.
Apesar de recente, o trabalho já foi premiado. O azeite Jardins do Tua ganhou a medalha de prata no Concurso Internacional Anatolian IOOC em 2022, na Turquia.
Loja especializada na Ilha da Madeira
Vinhos e azeites da Quinta Jardim do Tua também são destinados a um segundo empreendimento de Leonardo: a Trago Wine Shop, sua casa de vinhos aberta no Funchal, em frente ao Estádio do Marítimo, um dos clubes da Ilha da Madeira.
Trago Wine Shop, de Leonardo Jardim, comercializa os rótulos produzidos na quinta do treinador
A Trago Wine Shop foi aberta por Jardim em parceria com o amigo Duarte Freitas. O nome faz referência ao trago, sinônimo de gole.
“Precisávamos de um espaço que fosse mais acessível e também queríamos aumentar a capacidade e a polivalência do negócio. Pensámos muito no centro do Funchal, mas não encontrámos um espaço tão agradável como este e avançámos”, disse Jardim durante o lançamento do espaço, em 21 de junho de 2024.