Um dia após o fim do Campeonato Brasileiro de 2024, o Cruzeiro começou a reformulação do elenco visando a próxima temporada. Além de anunciar a saída de jogadores, o clube em breve oficializará a contratação do volante Christian, de 23 anos.
Segundo apuração da Itatiaia, Christian compareceu à Toca da Raposa II na manhã desta segunda-feira (9). O jogador permaneceu em Belo Horizonte após o Athletico-PR enfrentar o Atlético nesse domingo, na Arena MRV, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador compareceu ao centro de treinamento para adiantar questões burocráticas e para análises preliminares do Departamento de Saúde e Performance do clube.
O Cruzeiro negociou com o Athletico-PR para ter Christian nos últimos meses. O volante tinha contrato com o Furacão até o fim de 2025, mas encerrou o seu vínculo de forma antecipada para mudar de Curitiba para Belo Horizonte.
O Cruzeiro vai pagar cerca de R$ 17,2 milhões (2 milhões de euros) ao Athletico-PR pela contratação de Christian. O contrato entre o clube mineiro e o meio-campista será de três anos. Os detalhes da negociação foram divulgados pela jornalista Monique Vilela, e confirmados pela Itatiaia.
Christian em 2024
Na atual temporada, Christian disputou 53 partidas pelo Athletico-PR, somando 3.381 minutos em campo. No período, marcou seis gols e deu quatro assistências.
O último jogo de Christian na temporada foi no dia 8 de dezembro, na derrota do Athletico-PR por 1 a 0 para o Atlético, na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogo que decretou o rebaixamento do Furacão à Série B Nacional.
Desejo antigo
Em 2023, Christian chegou a negociar com o Cruzeiro, mas o negócio não avançou. Na ocasião, a diretoria azul, ainda capitaneada por Ronaldo Fenômeno, tentou o empréstimo do jogador junto ao Athletico-PR. As conversas não foram adiante porque o Bahia atravessou as negociações e fez uma oferta de compra dos direitos.
Naquela oportunidade, o Tricolor de Aço formalizou proposta de 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões), mas mudou os moldes da proposta para um empréstimo, após o resultado dos exames, o que foi descartado pelo Furacão.
Os médicos do clube baiano ficaram receosos com uma possível chance de lesão futura, apesar de não detectar anomalia na recuperação do jogador, recuperado naquela ocasião de uma artroscopia no joelho direito.