Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro revela por que Seabra saiu e abre seleção de técnico para sub-20

Clube tentou manter Fernando Seabra na Toca da Raposa; processo seletivo para novo comandante está aberto

Pedro Martins revelou detalhes da procura por novo técnico para o time sub-20 do Cruzeiro

A diretoria do Cruzeiro está no mercado em busca de um novo treinador para o time sub-20. Depois da saída de Fernando Seabra, novo comandante da equipe sub-23 do Red Bull Bragantino, um processo seletivo foi aberto para a escolha do novo comandante para a base.

“A gente vai conversar com os profissionais sobre futebol e sobre vida. A gente fez isso para a equipe profissional recentemente com o Nico (Larcamón), e estamos fazendo isso de uma maneira similar. Claro, utilizando critérios diferentes, porque se trata de uma categoria de base. Mas, a gente está buscando um profissional que melhor se enquadre e se encaixe nessa filosofia que o Cruzeiro está construindo”, garantiu à Itatiaia, o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins.

Ao longo de quase dois anos à frente do sub-20 do Cruzeiro, Seabra acumulou 91 jogos, com 57 vitórias e apenas 16 derrotas. No fim da temporada passada, após a demissão do técnico Pepa, o Seabra também fez parte do projeto que levou o Cruzeiro a conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana, juntamente com Paulo Autuori.

Pelo Cruzeiro, além do vice da Copinha, Seabra foi duas vezes campeão do Campeonato Mineiro Sub-20 (2022 e 2023) e campeão da Copa do Brasil Sub-20 (2023).

A participação de Seabra na campanha que livrou o Cruzeiro do rebaixamento no ano passado e garantiu o clube na Copa Sul-Americana em 2024 fez o nome do treinador ser cogitado para assumir desafios maiores no clube.

Leia também

“A gente conversou muito com o Fernando Seabra. A partir do momento que ele sai do profissional na virada do ano para voltar ao sub-20, deixamos claro para ele que o nome dele era um dos considerados para ser o treinador da equipe principal”, disse Martins, explicando os detalhes dessa possibilidade.

“A gente deixou isso claro para o Fernando, que o nome dele foi contemplado. Não seria nessa oportunidade que ele seria o treinador da equipe principal do Cruzeiro, mas existia o caminho desenhado para que no futuro isso pudesse acontecer”, disse.

Escolhido para o time principal

Para o comando do time principal, o Cruzeiro anunciou no dia 20 de dezembro de 2023 a contratação do argentino Nicolás Larcamón. O treinador desembarcou em Belo Horizonte no dia 3 de janeiro para assumir o desafio de comandar a equipe celeste.

Até aqui no comando do clube, foram três jogos no Campeonato Mineiro, com duas vitórias (Villa Nova e Atlético) e um empate (Athletic).

Projeto para encontrar o técnico sub-20

Pedro Martins afirmou que o Cruzeiro abriu um processo seletivo para a escolha do novo treinador do sub-20. E a decisão pelo nome para o cargo pode até ser “caseira”.

“A gente acredita muito nisso dentro do Cruzeiro, que formar profissional faz parte. E dar oportunidade a esses profissionais que a gente acredita que tem potencial, tem que ser responsabilidade do Cruzeiro. A gente só terá um projeto de futebol forte se as pessoas que estão aqui dentro entenderem que elas podem crescer”, garantiu.

“E é nossa responsabilidade olhar para dentro, porque tem gente muito boa aqui. Acredito que em algumas semanas vamos tomar a melhor decisão para o clube. Tenho certeza que, quem chegar, estará muito alinhado no que o clube pensa em formação e também o jogo”, completou.

O Cruzeiro não trabalha com uma data específica para encontrar o novo comandante da equipe sub-20. Os jogadores que ficaram com o vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior estão de férias até o dia 11 de fevereiro. Eles retornam a Belo Horizonte na próxima semana e vão abrir os trabalhos visando a temporada de 2024.

“A gente está mais preocupado em escolher a pessoa certa do que escolher rápido. Estamos tomando o tempo necessário para que isso aconteça. A categoria volta no dia 12, as conversas já estão acontecendo. Não gosto de dar data, porque, principalmente nesta função, que é bem específica. Como a categoria sub-10 tem jogos apenas em março, a gente tomará o tempo necessário para termos a melhor decisão”, revelou Pedro Martins.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).

Ouvindo...