Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ex-diretor de Cruzeiro e Atlético se forma em curso de gestão da UEFA

Alexandre Mattos, ex-diretor de futebol do Cruzeiro e do Atlético, se formou na Europa em Liderança e Gestão

Alexandre Mattos se formou em curso internacional com chancela da UEFA

Atualmente no Athletico-PR, Alexandre Mattos concluiu mais uma graduação esportiva na carreira. Neste ano, o diretor de futebol, com passagens por Cruzeiro e Atlético, se formou no UEFA Diploma in Football Leadership and Management.

O curso é ministrado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) em parceria com a Universidade de Lausanne, na Suíça. A formação teve duração de dez meses, com trabalhos aprofundados, imersões presenciais e cumprimento de grade curricular, com aplicação de provas e trabalhos avaliados por professores.

Todo o curso abordou práticas de liderança, gestão e negociações. “No final uma apresentação (escrita e falada) de um projeto individual à uma banca de jurados da UEFA e da universidade de Lausanne (Suíça) para a conclusão e aprovação do curso conquistando o certificado e diploma UEFA DFLM”, destacou Mattos em postagem no Instagram.

Mattos no Cruzeiro

Alexandre Mattos trabalhou como diretor de futebol do Cruzeiro entre 2012 e 2014. O dirigente venceu dois Brasileiros, em 2013 e 2014, e o Campeonato Mineiro de 2014.

O dirigente até voltou a trabalhar no clube em 2020, após sair do Palmeiras, mas ficou menos de quatro dias no cargo. Na época, o Cruzeiro passava pelo início de sua maior crise técnica e financeira, com a queda à Série B do Campeonato Brasileiro.

No fim de 2021, Alexandre Mattos voltou a atuar no Cruzeiro, participou de contratações de atletas, mas com a venda do clube para Ronaldo Fenômeno, acabou desligado do cargo.

Mattos no Atlético

Alexandre Mattos também trabalhou no Atlético. Ele exerceu a função de diretor de futebol no clube entre 2020 e 2021. A ida do dirigente para o clube alvinegro aconteceu após Mattos ter frustrada à ida ao futebol inglês.

Pelo Atlético, Mattos foi campeão Mineiro, em 2020.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...