Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Novo técnico do Cruzeiro precisará de aproveitamento superior a Pepa e Zé Ricardo

Equipe celeste precisa de mais de 40% de aproveitamento para escapar da Série B, número que últimos técnicos não conseguiram

Novo técnico do Cruzeiro precisa superar Pepa e Zé Ricardo para evitar rebaixamento

Os resultados da 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foram péssimos para as pretensões do Cruzeiro. Além da derrota por 1 a 0 para o Coritiba, a equipe celeste viu concorrentes diretos contra o rebaixamento somarem pontos, casos de Bahia, Vasco e o próprio Coxa.

O momento levou ainda à demissão do técnico Zé Ricardo, e em meio às buscas por um novo comandante, a Raposa terá um grande desafio para escapar do segundo rebaixamento à Série B do Brasil. O próximo treinador terá que superar o aproveitamento dos dois últimos comandantes da equipe em 2023.

Zé Ricardo comandou o Cruzeiro durante dez partidas do Campeonato Brasileiro, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas. O aproveitamento dele no cargo foi de 36,66%. O técnico deixa o comando celeste com o clube na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, o primeiro na zona de rebaixamento, com 37 pontos.

Antes dele, o português Pepa comandou o Cruzeiro depois de passagem pelo Al-Tai-SAU e participou de 25 jogos oficiais, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas. O aproveitamento geral foi de 38,66%.

Restando seis partidas para a equipe celeste na Série A, a matemática aponta que são necessários ao menos oito pontos nos 18 que ainda serão disputados. Dessa forma, o Cruzeiro precisa de 44,44% de aproveitamento, números que nem Pepa nem Zé Ricardo conseguiram.

Futuro do Cruzeiro no Brasileiro

Com a queda de Zé Ricardo, a diretoria do Cruzeiro estuda nomes que possam assumir o time nas seis rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Os adversários até a reta final da competição serão, pela ordem, Fortaleza (fora), Vasco (casa), Goiás (fora), Athletico-PR (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).

Pepa no Brasileiro: 39,68% de aproveitamento

  • 21 jogos, seis vitórias, 7 empates e 8 derrotas

  • 20 gols marcados e 20 gols sofridos

  • Deixou o Cruzeiro na 12ª posição, com 25 pontos

Pepa / geral: 38,66% de aproveitamento

  • 25 jogos no total, 7 vitórias, 8 empates, 10 derrotas

  • 23 gols marcados e 23 gols sofridos

Zé Ricardo no Brasileiro / geral

  • 10 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 5 derrotas

  • 9 gols marcados e 8 sofridos

  • Deixou o Cruzeiro na 17ª posição, com 37 pontos

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.