Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro após quatro meses desde o último confronto entre as equipes, que terminou 1 a 0 para os atleticanos, no estádio Parque do Sabiá, no dia 3 de junho. Para o jogo deste domingo (22), às 16h (de Brasília), na Arena MRV, pela 28ª rodada, o time celeste chega muito diferente em relação àquele que entrou em campo no Triângulo Mineiro.
Ambas as equipes eram, no duelo do primeiro turno do Brasileirão, comandados por treinadores diferentes dos de hoje. O Cruzeiro tinha Pepa no banco de reservas, enquanto o Atlético era treinado pelo argentino Eduardo Coudet.
Saídas e chegadas
Além disso, no lado azul, alterações importantes aconteceram no elenco. Dos 23 atletas relacionados para o confronto, sete já não estão mais no Cruzeiro: os volantes Walisson e Neto Moura; o lateral-direito Igor Formiga, o zagueiro Reynaldo, os meias Daniel Júnior e Juan Christian, além do atacante Henrique Dourado.
O atacante Gilberto, titular do Cruzeiro no clássico do primeiro turno, hoje está afastado do elenco principal e treina em separado na Toca II.
Se de um lado o time sofreu uma debandada, houve também novas chegadas. São sete jogadores diferentes no elenco atual em relação ao time do primeiro turno: o lateral-direito Helibelton Palacios, O zagueiro João Marcelo, o volante Lucas Silva, o meia-atacante Matheus Pereira, e os atacantes Arthur Gomes, Rafael Elias e Paulo Vitor.
Perto do G4 para vizinho do Z4
Até o foco do Cruzeiro era diferente no primeiro turno, com uma virada de chave negativa na atualidade. Se em junho a equipe celeste era a sexta colocada na rodada prévia ao clássico, perto do G4, agora o time azul ocupa a 15ª colocação, fazendo vizinhança à zona do rebaixamento.
Até a abertura da nona rodada, o Cruzeiro tinha 13 pontos. Vinte jogos depois, o time conquistou apenas 18 pontos, e hoje tem 31.