A diretoria do Cruzeiro deseja contar com 15% da carga de ingressos do clássico contra o Atlético, no domingo (22), na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se tiver êxito em seu pleito, o clube celeste será o primeiro a ter esse percentual no estádio atleticano.
Desde que a Arena MRV foi inaugurada, em agosto deste ano, nenhum adversário do Atlético contou nem sequer com 10% da carga total da bilhetes, conforme prevê o Regulamento Geral de Competições da CBF. A justificativa, de acordo com órgãos públicos envolvidos com o futebol, foi a segurança dos torcedores.
A Arena MRV foi palco de quatro jogos do Atlético até aqui no Campeonato Brasileiro, contra o Santos, Botafogo, Cuiabá e Coritiba. Apenas no duelo com a equipe paulista a carga total de ingressos foi inferior a 40 mil bilhetes.
Ingressos para visitantes na Arena MRV
A primeira partida na casa alvinegra foi Atlético 2 x 0 Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, com 30 mil ingressos de carga total. Na ocasião, apenas 500 bilhetes foram destinados aos torcedores santistas, o que representa menos de 2% da carga total de entradas.
No segundo compromisso do Atlético no estádio, na vitória por 1 a 0 em cima do Botafogo, pela 23ª rodada, a carga total de ingressos foi de 40 mil entradas. Nesse duelo, 1.300 bilhetes (3,5% da carga) foram repassados ao clube carioca, após acordo entre as direções.
Segundo o Atlético, houve recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que não fossem destinados os 10% dos ingressos para o visitante.
Contra o Cuiabá, na vitória alvinegra por 1 a 0, pela 24ª rodada do Brasileirão, o Atlético manteve a carga de 40 mil, mas aumenou os bilhetes destinados aos visitantes. Foram 2.300 entradas disponibilizadas aos cuiabanos, o que representa 5,75% da carga total.
Na última vez em que utilizou o estádio, o Atlético perdeu de virada por 2 a 1 para o Coritiba. Nesse compromisso, também, houve 40 mil ingressos de carga total, com 2.300 mil ofertados ao time paranaense (5,75% da carga total).
Reunião do clássico
Apesar do pleito de dirigentes celestes, a quantidade de ingressos a ser disponibilizada para a torcida do Cruzeiro no jogo contra o Atlético será definida apenas nesta quarta-feira (18), às 14h, na reunião que detalhará tudo sobre o clássico. O encontro ocorrerá na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Uma das preocupações em relação ao número de cruzeirenses no novo estádio do Atlético é com a segurança. Por isso, caberá às autoridades a definição sobre o número de ingressos destinados aos torcedores celestes.
O que diz o regulamento?
Segundo o Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clube visitante terá o direito de reservar, em quantidade máxima de ingressos, até 10% da capacidade do estádio. Ou então, acatar o que ficar determinado pelos órgãos de segurança, como está disposto no artigo 87 do RGC
“O Clube visitante terá o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 (três) dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao Clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO”, aponta o documento oficial da CBF.
No parágrafo único do artigo 87 há o destaque sobre o papel dos órgãos de segurança na determinação sobre o público visitante nos estádios em competições oficiais da CBF.
“Caso os órgãos de segurança informem, após inspeção, quantidade diferente à prevista no caput, esta prevalecerá, cabendo ao Clube mandante repassar o relatório da referida inspeção à CBF no prazo de 10 (dez) dias de antecedência da partida ou, em caso de partida eliminatória (mata-mata), antes da partida de ida do confronto”, diz o parágrafo único do artigo 87 do RGC.