Em uma passagem bem irregular pelo Cruzeiro, o atacante Gilberto se inspira em Nikão para conquistar uma reviravolta dentro do clube. Fortemente criticado pela torcida, o centroavante não balança as redes desde o dia 14 de maio, na goleada sobre o América, por 4 a 0, no Independência. O duelo foi válido pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com a confiança de Zé Ricardo e a lesão do titular Papagaio, Gilberto deve receber a segunda oportunidade como titular no duelo com o Fluminense. As equipes vão se enfrentar nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio, pela 24ª rodada.
Na última quinta (14), Nikão “virou a chave” no Cruzeiro ao marcar um gol e uma assistência na goleada contra o Santos, por 3 a 0, na Vila Belmiro. Antes disso, o camisa 10 havia perdido espaço com Pepa e não anotava um gol há quase oito meses. A partir do jogo, o meia recuperou a confiança no clube e pode ser até novidade entre os titulares contra o Fluminense.
Gilberto vive ano de irregularidade
Contratado como um dos principais reforços para o ano, Gilberto marcou seis gols e deu uma assistência em 31 jogos. Depois de ter revezado a titularidade com Henrique Dourado em um período, os dois centroavantes chegaram a ser reservas. Impaciente com a dupla, Pepa utilizou Bruno Rodrigues como falso nove, mas também não funcionou.
Com a chegada de Papagaio, Gilberto continuou no banco de reservas e só voltou a ser titular após a lesão de Papagaio. O concorrente se recupera de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.
Números de Gilberto contra o Fluminense
No Maracanã, Gilberto pode ampliar os bons números na carreira contra o Fluminense. Isso porque o atacante já marcou quatro gols em cima do adversário, assim como o Botafogo e o Fortaleza.
Veja lista das maiores vítimas de Gilberto
Flamengo: oito gols
Atlético e Corinthians: sete gols
América e Vasco: cinco gols
Botafogo, Fortaleza e Fluminense: quatro gols
Bahia, RB Bragantino e Palmeiras: três gols
Athletico-PR, Coritiba, Cruzeiro, Goiás e Santos: dois gols
Grêmio e São Paulo: um gol
Cruzeiro marca 78% dos gols como visitante
Na Série A deste ano, o Cruzeiro marcou 18 dos 23 gols na condição de visitante. Os artilheiros do Cruzeiro fora de casa são Gilberto e Bruno Rodrigues. Cada um balançou as redes três vezes como visitante. A diferença entre eles é que BR9 também marcou um gol em casa, por isso é o goleador da equipe na Série A.
Com os três gols marcados diante do Santos, o Cruzeiro passou a ter o terceiro melhor ataque como visitante na Série A. Só o Flamengo, com 20, e o Palmeiras, com 19, fizeram mais gols.