Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro e também presidente do Valladolid-ESP, Ronaldo completa 47 anos nesta segunda-feira (18). O Fenômeno comemora mas um ano de vida tendo grandes desafios à frente de um gigante brasileiro e de um time que tenta emergir na Espanha.
O Cruzeiro ocupa a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 29 pontos em 23 jogos, e um aproveitamento de 42%.
A equipe joga a Série A pela primeira vez desde que Ronaldo assumiu o controle do futebol celeste, e trocou de técnico recentemente, após a demissão do português Pepa. A aposta é em Zé Ricardo, treinador que não está na primeira prateleira dos técnicos brasileiros, mas que iniciou o trabalho com vitória.
Com o novo comandante, o Cruzeiro encerrou um jejum de oito jogos sem vitória ao bater o Santos por 3 a 0. O time ficou da 14ª rodada (8 de julho) até a 23ª rodada (14 de setembro) sem vencer. Sequência que acabou culminando com a demissão de Pepa.
No Cruzeiro, Ronaldo tem sido cobrado pelo torcedor para “aparecer” também nos momentos ruins do time. O mandatário do clube ficou quase um mês para se pronunciar, do empate em 1 a 1 com o Corinthians (no Mineirão), no dia 19 de agosto, até a vitória em cima do Santos, na Vila Belmiro, no dia 14 de setembro.
Exatamente no dia em que se manifestou após um hiato de 25 dias, Ronaldo pediu que o torcedor do Cruzeiro confie no trabalho que esta sendo feito no clube.
“Grande e muito importante vitória! Vamos por muito mais ainda, confiem!”, disse em sua conta no Twitter.
Situação tensa no Valladolid
O Valladolid é o 15º na Divisão de Acesso na Espanha, com sete pontos em seis jogos, e um aproveitamento de 33,3%. Ronaldo tem sido fortemente cobrado no clube, juntamente com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro e atual comandante do time Pucela.
“Direção e Pezzolano, demissão”, gritaram os torcedores após o empate em casa por 1 a 1 com o Elche, na quinta rodada da Segunda Divisão da Espanha, no estádio José Zorrilla.
“Ronaldo, vá embora”, cantaram alguns torcedores presentes no jogo.
Na última rodada, o Valladolid se recuperou e venceu o Cartagena por 1 a 0.
Ronaldo quer vender o Valladolid
De acordo com o jornal Estadão, Ronaldo tomou a decisão de vender o Valladolid mesmo com o rebaixamento do clube, o que, em teoria, poderá reduzir o valor da venda. O ex-jogador é dono de 72% das ações do clube. Ele detinha 51% do montante, mas adquiriu outros 21% anos depois.
Ainda segundo o jornal, Ronaldo deseja pelo menos 100 milhões de euros (cerca de R$ 520 milhões) por 72% das ações. Em 2018, o ex-jogador comprou 51% por 30 milhões de euros (R$ 155 milhões na cotação atual).
Para receber o dinheiro da venda, o Fenômeno abriria um domicílio fiscal em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Isso porque, na Espanha, os impostos para operações como essa são muito altos. Esse processo, detalha o jornal paulista, poderá levar tempo. Apesar disso, Ronaldo estaria disposto a esperar.