A partida entre Santos e Cruzeiro, nesta quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará o passado santista diante de três jogadores celestes: o goleiro Rafael Cabral, o meia Nikão e o atacante Arthur Gomes.
Todos os atletas citados passaram pelo Santos em momentos diferentes da carreira, com Rafael Cabral sendo o que registrou maior sucesso em sua passagem pelo clube.
Rafael Cabral no Santos
Um dos maiores goleiros da história do Santos, Rafael Cabral jogará pela segunda vez contra o clube que o revelou. O primeiro encontro aconteceu neste ano, no turno do Campeonato Brasileiro, quando o Cruzeiro venceu o Peixe por 2 a 1, no estádio Independência.
Cabral fez 190 jogos com a camisa do Santos, onde conquistou títulos importantes, como a Libertadores de 2011, a Recopa Sul-Americana de 2012, o tricampeonato paulista (2010, 2011 e 2012), e a Copa do Brasil, em 2010. Além das convocações à Seleção Brasileira pelas atuações com a camisa alvinegra.
O goleiro deixou o Santos em 2013 para jogar no Napoli.
Arthur Gomes no Santos
Revelado para o futebol como um menino da Vila Belmiro, o atacante Arthur Gomes, de 25 anos, agora pelo Cruzeiro, enfrentará o Santos pela segunda vez na carreira. A primeira foi pelo Atlético-GO, em 2020, na vitória goiana por 1 a 0 em cima do Alvinegro Praiano.
Peça importante no elenco do Cruzeiro, o camisa 19 deve ser titular no duelo com o Peixe.
Arthur Gomes atuou nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20 do Santos antes de estrear no time principal em novembro de 2016, sob o comando de Dorival Júnior, em um duelo com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Na ocasião, o Peixe venceu por 2 a 1, pelo Brasileirão, e o ponta entrou na partida aos 38' do segundo tempo.
No segundo ano como profissional, em 2017, Arthur começou a ganhar espaço definitivamente e fez três gols em 17 jogos. Já em 2018, ele se transformou em titular absoluto da equipe, com 37 partidas, quatro gols e duas assistências.
Apesar da boa temporada, o atacante foi emprestado à Chapecoense e esteve no elenco rebaixado para a Série B. Naquele ano, ele marcou quatro gols em 30 confrontos pelo Verdão do Oeste.
De volta à Vila Belmiro em 2020, Arthur Gomes fez sua última temporada antes de ser novamente emprestado; dessa vez, para o Atlético Goianiense.
Nikão no Santos
O meia Nikão não chegou a atuar pelo time profissional do Santos. O jogador passou pelas categorias de base do clube e foi um dos destaques na campanha do vice-campeonato santista na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2010.