Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Vini Jr, Paquetá e Andrey: Zé Ricardo, do Cruzeiro, revelou joias de Flamengo e Vasco

Novo comandante do clube celeste deu primeiras oportunidades aos jogadores da Seleção Brasileira

Zé Ricardo lançou craque do Real Madrid, meia do West Ham e volante do Chelsea

Novo técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo desembarcou na capital mineira com o discurso de aumentar o aproveitamento dos jogadores formados na base no time principal.

Na carreira, o comandante deu as primeiras oportunidades a atletas que se destacaram no Brasil e foram contratados por clubes europeus, como Lucas Paquetá (West Ham), Vini Jr. (Real Madrid) e Andrey Santos (Nottingham Forest, emprestado pelo Chelsea). Os dois primeiros, inclusive, foram titulares da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo.

Escolhido pela gestão de Ronaldo para reconduzir o Cruzeiro às vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo tem alguns jogadores do elenco revelados na Toca da Raposa I. São eles: o lateral-esquerdo Kaiki, o meia Ian Luccas e os atacantes Robert e Stênio.

Zé Ricardo subiu dois jogadores do Cruzeiro na base do Vasco

Um ponto que chama a atenção é que o meia Mateus Vital e o atacante Paulo Vitor, do Cruzeiro, foram revelados por Zé Ricardo no Vasco, em 2017. O meia-atacante, inclusive, foi responsável por marcar o gol da vitória na estreia do técnico, diante do Grêmio, em 9 de setembro.

No Rio de Janeiro, Mateus Vital foi titular na maioria das partidas com Zé Ricardo antes de se transferir para o Corinthians, no ano seguinte, em 2018. Em 12 jogos, o armador marcou dois gols e não deu assistências.

Já o atacante Paulo Vitor, recém-integrado ao elenco, saiu do banco em quatro jogos e teve média de 15 minutos em campo. No período, ele não fez gols ou assistências.

Craques revelados por Zé Ricardo

Lucas Paquetá

Em março de 2016, Lucas Paquetá recebeu a primeira chance no time principal do Flamengo sob o comando de Muricy Ramalho. Porém, naquele ano, ele fez apenas dois jogos pelo profissional. Já no ano seguinte, em 2017, foi titular absoluto com Zé Ricardo.

Com a confiança do agora técnico do Cruzeiro, Paquetá se destacou no futebol brasileiro e começou a mostrar todo o potencial para o mundo do futebol. Em 2017, ele o meia-atacante marcou seis gols e deu uma assistência em 37 jogos.

Ao todo, pelo Flamengo, Lucas Paquetá fez 18 gols e sete assistências em 95 partidas pelo Rubro-Negro. No clube, conquistou uma Copa São Paulo de Futebol Júnior (2016).

Vinícius Júnior

Em 2017, Zé Ricardo foi o responsável por lançar Vini Jr. para o futebol profissional. À época, ambos estavam no Flamengo, e o ponta estreou em um jogo contra o Atlético, arquirrival do Cruzeiro. Com apenas 16 anos, Vini Jr. entrou aos 37 minutos do segundo tempo, no lugar do colombiano Orlando Berrío.

À época, Vinícius Júnior era considerado uma joia do futebol brasileiro e tinha venda encaminhada ao Real Madrid.

Na ocasião, as equipes se enfrentavam no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Flamengo e Atlético empataram em 1 a 1, com gols do flamenguista Matheus Sávio e do atleticano Elias.

Vinícius Júnior fez 69 jogos pelo Flamengo antes da transferência ao Real, concretizada em 2018. No Real, o jogador atuou em 228 partidas e conquistou nove títulos: Liga dos Campeões da Uefa (2022), Mundial de Clubes (2018 e 2022), Campeonato Espanhol (2020 e 2022), Supercopa da Uefa (2022), Copa do Rei (2023) e Supercopa da Espanha (2020 e 2022).

Andrey Santos

Em 2021, em um cenário semelhante ao de Paquetá no Flamengo, Andrey Santos teve a primeira chance no time principal com o interino Fábio Cortez. Mas foi com Zé Ricardo, no ano passado, que o volante se destacou como o melhor jogador do Vasco e chamou a atenção do Chelsea.

Em 2022, Andrey marcou oito gols em 36 partidas e foi crucial para a ascensão do Vasco à Série A do Campeonato Brasileiro. Após o fim da Série B, o meio-campista foi vendido ao clube inglês, que o emprestou para o Nottingham Forest para ganhar mais rodagem na carreira.

No geral, o volante disputou 49 partidas pelo Vasco, com nove gols marcados.

Desafio de Zé Ricardo no Cruzeiro

Zé Ricardo chegou ao Cruzeiro com o objetivo de encerrar o mau momento vivido pela equipe nesta etapa da temporada. Sem vencer há oito rodadas, o elenco celeste ocupa a 12ª colocação na Série A, com 26 pontos conquistados. São cinco pontos de vantagem em relação ao Santos, equipe que abre a zona de rebaixamento.

O treinador terá um período de treinamentos na Toca da Raposa antes do primeiro jogo oficial. Com a paralisação da Série A para a realização da Data Fifa, o próximo compromisso será apenas no dia 14 de setembro (quinta-feira), às 19h (de Brasília), justamente contra o Santos, na Vila Belmiro, em Santos.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.