Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

No Cruzeiro, Zé Ricardo vai reencontrar dois velhos conhecidos; veja

Meia e atacante do atual elenco cruzeirense já foram comandados pelo novo técnico do clube

Zé Ricardo já comandou dois jogadores do atual elenco do Cruzeiro

Novo técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo irá reencontrar dois velhos conhecidos no clube. O treinador, de 52 anos, vai substituir Pepa e tentará fazer com que a equipe retome o caminho das vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são oito rodadas sem derrotar nenhum adversário, com cinco empates e três derrotas.

Em 23 de agosto de 2017, Zé Ricardo foi contratado pelo Vasco em um cenário semelhante ao do Cruzeiro em 2023. Seis anos depois, em Belo Horizonte, o treinador pode comandar dois jogadores que conhece muito bem: Mateus Vital e Paulo Vitor. O meia-atacante, inclusive, foi responsável por marcar o gol da vitória na estreia do técnico pelo Vasco, diante do Grêmio, em 9 de setembro de 2017.

Além dos jogadores, Zé Ricardo também iria rever D’Alessandro, hoje coordenador de futebol do Cruzeiro. Em 2019, eles trabalharam juntos no Internacional.

Vital e Paulo Vitor sob o comando de Zé Ricardo

No Rio de Janeiro, Mateus Vital foi titular na maioria das partidas com Zé Ricardo antes de se transferir para o Corinthians, no ano seguinte, em 2018. Em 12 jogos, o armador marcou dois gols e não deu assistências.

Já o atacante Paulo Vitor, que subiu da base para o time principal naquela temporada, saiu do banco em quatro jogos e teve média de 15 minutos em campo. No período, ele não fez gols ou assistências.

Números de Zé Ricardo nos clubes brasileiros

Flamengo

O primeiro trabalho de Zé Ricardo foi no Flamengo. Ele foi efetivado no comando do clube em 26 de maio de 2016. Em 89 partidas foram com 47 triunfos, 25 empates e 17 derrotas.

Zé Ricardo foi campeão carioca pelo Flamengo em 2016. Na temporada anterior, levou o time ao terceiro lugar no Brasileirão.

Em 2017, no entanto, apesar do título carioca, o time não engrenou. O Flamengo foi eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores e vivia fase ruim, com apenas uma vitória em oito jogos. Por isso, ele foi demitido pelo clube.

Vasco

Pouco depois de deixar o Flamengo, Zé Ricardo assumiu o comando do Vasco. E o início foi animador. Com boa reta final de Brasileirão, levou o time à fase preliminar da Copa Libertadores. Foram oito vitórias, sete empates e apenas duas derrotas.

Em 2018, o trabalho foi ruim. O Vasco não fez boa campanha no Carioca, mas ainda assim chegou à decisão. O time perdeu o título nos pênaltis para o Botafogo.

Na Copa Libertadores, chegou à fase de grupos com dificuldades após eliminar o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nos pênaltis. Na chave, fez campanha ruim, levou goleadas e ficou apenas na terceira posição, com vaga de consolação para a Copa Sul-Americana.

O desempenho ruim no início do ano continuou durante a sequência. Após derrota na 9ª rodada do Brasileirão, para o Botafogo, Zé Ricardo foi demitido. No total, foram 23 vitórias, 13 empates e 15 derrotas nos 51 jogos à frente da equipe.

Botafogo

Zé Ricardo ficou pouco mais de dois meses desempregado até acertar com o Botafogo. Foram oito meses de trabalho até mais uma demissão.

O início de trabalho foi bom. O Botafogo brigou contra o rebaixamento até a reta final da Série A, mas acabou a competição com uma vaga na Copa Sul-Americana.

Em 2019, no entanto, o trabalho não fluiu. O time foi mal no Campeonato Carioca e acabou eliminado precocemente na Copa do Brasil. A queda causou a demissão de Zé Ricardo.

No clube, foram 41 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.

Fortaleza

Zé Ricardo foi contratado pelo Fortaleza em agosto de 2019 e ficou menos de dois meses à frente do clube. Ele assumiu o lugar de Rogério Ceni. O técnico havia deixado o comando do Leão do Pici para assumir o Cruzeiro.

Zé Ricardo teve apenas sete jogos pelo time cearense. Foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Com a campanha ruim, foi demitido pela diretoria.

Internacional

Zé Ricardo ficou menos de um mês desempregado e foi contratado pelo Internacional para finalizar o Campeonato Brasileiro na equipe. Foram 11 jogos à frente do Colorado, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.

Após o fim da Série A, o Internacional optou por não renovar o contrato do treinador e, desta forma, a trajetória de Zé Ricardo foi encerrada no Colorado.

Vasco (2ª passagem)

Em 2022, o Vasco optou pela contratação de Zé Ricardo para levar o time de volta à Série A. O treinador foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca pelo Flamengo.

Na Série B, a campanha era convincente. O time ocupava a quarta posição quando Zé Ricardo optou por deixar o Vasco para assumir o comando do Shimizu S-Pulse, do Japão.

Em 25 jogos, o Vasco de Zé Ricardo teve 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Demissão no Catar

Zé Ricardo assumiu o comando do Qatar SC em 2021 e ficou pouco mais de três meses no clube. No período, foram cinco jogos, com quatro derrotas e um empate. Com o início ruim, ele foi demitido.

Rebaixamento no Japão

Zé Ricardo chegou ao Shimizu S-Pulse após a 16ª rodada do Campeonato Japonês de 2022, em junho. Na ocasião, a equipe era a primeira da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 13 pontos.

Após eliminação na terceira fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão, Zé Ricardo seguiu no comando técnico do Shimizu. Contudo, foi rebaixado para a Segunda Divisão Japonesa. A equipe terminou a competição na vice-lanterna (17ª posição), com 33 pontos.

O treinador foi mantido no cargo para 2023. O trabalho, no entanto, não engrenou. Em abril, depois de sete rodadas na J-League 2 e participação modesta na Copa da Liga Japonesa, Zé Ricardo foi demitido.

O time ocupava a 19ª posição, com cinco pontos. O Shimizu tinha a mesma pontuação do 21º e vice-lanterna JEF United, que abria a zona de rebaixamento para a Terceira Divisão do Japão.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.