Novo técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo irá reencontrar dois velhos conhecidos no clube. O treinador, de 52 anos, vai substituir Pepa e tentará fazer com que a equipe retome o caminho das vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são oito rodadas sem derrotar nenhum adversário, com cinco empates e três derrotas.
Em 23 de agosto de 2017, Zé Ricardo foi contratado pelo Vasco em um cenário semelhante ao do Cruzeiro em 2023. Seis anos depois, em Belo Horizonte, o treinador pode comandar dois jogadores que conhece muito bem: Mateus Vital e Paulo Vitor. O meia-atacante, inclusive, foi responsável por marcar o gol da vitória na estreia do técnico pelo Vasco, diante do Grêmio, em 9 de setembro de 2017.
Além dos jogadores, Zé Ricardo também iria rever D’Alessandro, hoje coordenador de futebol do Cruzeiro. Em 2019, eles trabalharam juntos no Internacional.
Vital e Paulo Vitor sob o comando de Zé Ricardo
No Rio de Janeiro, Mateus Vital foi titular na maioria das partidas com Zé Ricardo antes de se transferir para o Corinthians, no ano seguinte, em 2018. Em 12 jogos, o armador marcou dois gols e não deu assistências.
Já o atacante Paulo Vitor, que subiu da base para o time principal naquela temporada, saiu do banco em quatro jogos e teve média de 15 minutos em campo. No período, ele não fez gols ou assistências.
Números de Zé Ricardo nos clubes brasileiros
Flamengo
O primeiro trabalho de Zé Ricardo foi no Flamengo. Ele foi efetivado no comando do clube em 26 de maio de 2016. Em 89 partidas foram com 47 triunfos, 25 empates e 17 derrotas.
Zé Ricardo foi campeão carioca pelo Flamengo em 2016. Na temporada anterior, levou o time ao terceiro lugar no Brasileirão.
Em 2017, no entanto, apesar do título carioca, o time não engrenou. O Flamengo foi eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores e vivia fase ruim, com apenas uma vitória em oito jogos. Por isso, ele foi demitido pelo clube.
Vasco
Pouco depois de deixar o Flamengo, Zé Ricardo assumiu o comando do Vasco. E o início foi animador. Com boa reta final de Brasileirão, levou o time à fase preliminar da Copa Libertadores. Foram oito vitórias, sete empates e apenas duas derrotas.
Em 2018, o trabalho foi ruim. O Vasco não fez boa campanha no Carioca, mas ainda assim chegou à decisão. O time perdeu o título nos pênaltis para o Botafogo.
Na Copa Libertadores, chegou à fase de grupos com dificuldades após eliminar o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nos pênaltis. Na chave, fez campanha ruim, levou goleadas e ficou apenas na terceira posição, com vaga de consolação para a Copa Sul-Americana.
O desempenho ruim no início do ano continuou durante a sequência. Após derrota na 9ª rodada do Brasileirão, para o Botafogo, Zé Ricardo foi demitido. No total, foram 23 vitórias, 13 empates e 15 derrotas nos 51 jogos à frente da equipe.
Botafogo
Zé Ricardo ficou pouco mais de dois meses desempregado até acertar com o Botafogo. Foram oito meses de trabalho até mais uma demissão.
O início de trabalho foi bom. O Botafogo brigou contra o rebaixamento até a reta final da Série A, mas acabou a competição com uma vaga na Copa Sul-Americana.
Em 2019, no entanto, o trabalho não fluiu. O time foi mal no Campeonato Carioca e acabou eliminado precocemente na Copa do Brasil. A queda causou a demissão de Zé Ricardo.
No clube, foram 41 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.
Fortaleza
Zé Ricardo foi contratado pelo Fortaleza em agosto de 2019 e ficou menos de dois meses à frente do clube. Ele assumiu o lugar de Rogério Ceni. O técnico havia deixado o comando do Leão do Pici para assumir o Cruzeiro.
Zé Ricardo teve apenas sete jogos pelo time cearense. Foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Com a campanha ruim, foi demitido pela diretoria.
Internacional
Zé Ricardo ficou menos de um mês desempregado e foi contratado pelo Internacional para finalizar o Campeonato Brasileiro na equipe. Foram 11 jogos à frente do Colorado, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.
Após o fim da Série A, o Internacional optou por não renovar o contrato do treinador e, desta forma, a trajetória de Zé Ricardo foi encerrada no Colorado.
Vasco (2ª passagem)
Em 2022, o Vasco optou pela contratação de Zé Ricardo para levar o time de volta à Série A. O treinador foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca pelo Flamengo.
Na Série B, a campanha era convincente. O time ocupava a quarta posição quando Zé Ricardo optou por deixar o Vasco para assumir o comando do Shimizu S-Pulse, do Japão.
Em 25 jogos, o Vasco de Zé Ricardo teve 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.
Demissão no Catar
Zé Ricardo assumiu o comando do Qatar SC em 2021 e ficou pouco mais de três meses no clube. No período, foram cinco jogos, com quatro derrotas e um empate. Com o início ruim, ele foi demitido.
Rebaixamento no Japão
Zé Ricardo chegou ao Shimizu S-Pulse após a 16ª rodada do Campeonato Japonês de 2022, em junho. Na ocasião, a equipe era a primeira da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 13 pontos.
Após eliminação na terceira fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão, Zé Ricardo seguiu no comando técnico do Shimizu. Contudo, foi rebaixado para a Segunda Divisão Japonesa. A equipe terminou a competição na vice-lanterna (17ª posição), com 33 pontos.
O treinador foi mantido no cargo para 2023. O trabalho, no entanto, não engrenou. Em abril, depois de sete rodadas na J-League 2 e participação modesta na Copa da Liga Japonesa, Zé Ricardo foi demitido.
O time ocupava a 19ª posição, com cinco pontos. O Shimizu tinha a mesma pontuação do 21º e vice-lanterna JEF United, que abria a zona de rebaixamento para a Terceira Divisão do Japão.