A primeira vitória do Cruzeiro no Mineirão em 2023 escapou no último lance. A equipe celeste vencia o Corinthians até os 52 minutos do segundo tempo, mas cedeu o empate ao time paulista e ficou no 1 a 1, na noite deste sábado, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro abriu o placar no fim do primeiro tempo. Rafael Elias, o Papagaio, recebeu de Bruno Rodrigues e balançou as redes. O time comandado por Pepa segurou a vantagem até o último lance. Romero recebeu na ponta e cruzou para Gustavo Mosquito tocar de cabeça e jogar um banho de água fria na torcida celeste no Mineirão.
O Cruzeiro segue sem vencer no Mineirão no ano. Antes, tinha perdido para Fluminense, Grêmio e Fortaleza e empatado com o Botafogo.
Com o resultado, os comandados de Pepa se mantiveram na 12ª colocação, com 25 pontos. Já o time de Vanderlei Luxemburgo subiu para o 13° lugar, com 24.
Ronaldo marcou presença na partida
Sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo marcou presença no Mineirão, em Belo Horizonte, no duelo com o Corinthians. Ele estava acompanhado do filho Ronald e de toda a cúpula da SAF do Cruzeiro.
Mandatário do time celeste e ídolo do Timão, Ronaldo voltou à capital mineira após mais de três meses. A última vez que o Fenômeno havia assistido a um jogo do Cruzeiro foi na derrota para o Fluminense, por 2 a 0, também no Gigante da Pampulha. A partida, válida pela 5ª rodada do Brasileirão, ocorreu em 10 de maio.
Raposão e Raposinho fizeram festa no gramado
Modernizados, Raposão e Raposinho foram ovacionados no reencontro com a torcida do Cruzeiro neste sábado. As novas versões foram apresentadas ao público cerca de 15 minutos antes de a bola rolar contra o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para “delírio” da torcida celeste, Raposão e Raposinho chegaram em um quadriciclo, passaram ao lado da torcida e, dentro de campo, tocaram até a tradicional guitarra.
Cruzeiro com quatro atacantes
Para o duelo com o Corinthians, o Cruzeiro foi escalado com quatro atacantes. Bruno Rodrigues atuou pela esquerda, Wesley pela direita, Papagaio centralizado e Arthur Gomes flutuou como homem de criação.
Cássio faz boa defesa
Aos 30’ do primeiro tempo, Arthur Gomes recebeu passe pela esquerda, puxou para a entrada da área e finalizou com força. Goleiro do Corinthians, Cássio espalmou e evitou o primeiro gol do Cruzeiro.
Wesley quase abre o placar
Aos 38’ da etapa inicial, Wesley recebeu bom passe pela direita, pisou na área e bateu de direita no cantinho, mas Cássio jogou para escanteio.
Papagaio faz o primeiro gol pelo Cruzeiro
Aos 44’ do primeiro tempo, Wesley puxou um lindo contra-ataque, lançou para Bruno Rodrigues na direita e o camisa 9 acionou Papagaio. O centroavante pegou de primeira, sem chances para Cássio. Foi o primeiro dele com a camisa do Cruzeiro!
Corinthians teve mais posse, mas Cruzeiro saiu na frente
Apesar de ter tido mais a posse de bola no primeiro tempo (55%), o Corinthians finalizou apenas uma vez contra o gol de Rafael. Por outro lado, o Cruzeiro - com 45% de posse de bola - chutou oito vezes na direção de Cássio.
Cruzeiro perde chance incrível
Aos 14' do segundo tempo, após defesa de Cássio em cabeceio de Castán, Papagaio perdeu a chance de fazer o segundo gol do Cruzeiro. O atacante estava livre, mas pegou mal na bola.
Cássio faz outra defesa
Aos 20', Papagaio recebeu passe de Bruno Rodrigues e chutou colocado, mas Cássio encaixou a bola e impediu o segundo gol celeste.
Quase o segundo
No último minuto da partida, o Cruzeiro teve chance de ampliar a vantagem. O jovem Robert recebeu na cara do gol, mas acertou o travessão de Cássio.
Castigo
O Cruzeiro tinha a bola no campo de ataque, mas o atacante Gilberto foi desarmado. O Corinthians avançou em contra-ataque rápido e a bola chegou em Romero. O paraguaio cruzou para Gustavo Mosquito, de cabeça, tocar de cabeça e deixar tudo igual no Mineirão.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (27), às 16h (de Brasília), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O duelo será válido pela 21ª rodada do Brasileirão;
Próximo jogo do Corinthians
Já o Corinthians agora muda o foco para a Copa Sul-Americana. O time de Vanderlei Luxemburgo receberá o Estudiantes, em São Paulo, na terça-feira (22), às 21h (de Brasília), pelas quartas de final do torneio.
Cruzeiro 1 x 1 Corinthians
Cruzeiro
Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Bruno Rodrigues (Nikão); Wesley (Robert), Arthur Gomes (Machado) e Papagaio (Gilberto). Técnico: Pepa.
Corinthians
Cássio; Bruno Méndez (Léo Maná), Lucas Veríssimo, Caetano e Bidu; Gabriel Moscardo, Giuliano e Biro (Ruan Oliveira); Rojas (Romero), Wesley (Mosquito) e Felipe Augusto (Giovane). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols
Papagaio, aos 44min 1°T (Cruzeiro); e Gustavo Mosquito, aos 52min 2°T (Corinthians)
Cartões amarelos
Arthur Gomes, Lucas Silva e Matheus Jussa (Cruzeiro); Caetano, Biro e Gabriel Moscardo (Corinthians)
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de agosto de 2023, sábado, às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 36.202
Renda: R$ 1.813.687,50
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão: Itatiaia (95,7 FM, 610 AM e YouTube), SporTV e Premiere (pay-per-view)