O jogo entre Cruzeiro e Corinthians, às 21h de sábado (19), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai marcar o reencontro da torcida cruzeirense com o técnico corintiano, Vanderlei Luxemburgo.
O treinador teve três passagens pelo clube celeste. Ele marcou época no Cruzeiro em 2003, com a campanha da chamada Tríplice Coroa, quando venceu Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.
A de maior sucesso foi na primeira passagem: entre 2002 e 2004. Em agosto de 2002, Luxemburgo chegou ao Cruzeiro para substituir Marco Aurélio e teve melhora no fim do ano.
Na temporada seguinte, o 2003 mágico: o Cruzeiro conquistou os três torneios e foi o primeiro time a vencer Estadual,
Luxemburgo retornou com outro status, ainda mais experiente, em junho de 2015. O treinador substituiu Marcelo Oliveira. Foram poucos jogos, e “Luxa” foi demitido em agosto daquele ano diante dos resultados ruins, com Mano Menezes o substituindo.
Em agosto de 2021, ano do centenário do Cruzeiro, o então treinador de 69 anos retornou ao Cruzeiro, agora em um novo momento: com a equipe na Série B do Brasileiro e como substituto de Mozart Santos. O time celeste melhorou o rendimento, mas ainda assim não conseguiu o retorno à elite.
Mesmo com bons resultados, Luxemburgo saiu após outro fato histórico no Cruzeiro. O clube se tornou Sociedade Anônima de Futebol (SAF), com o ex-jogador Ronaldo como gestor (treinado por Luxemburgo na Seleção Brasileira e no Real Madrid-ESP), e preferiu não seguir com o treinador. O uruguaio Paulo Pezzolano o substituiu.
Números
Ao todo, Luxemburgo comandou o Cruzeiro em 149 jogos. Foram 82 vitórias, 36 empates e 31 derrotas. Os títulos conquistados como cruzeirense foram os três da Tríplice Coroa, que completa 20 anos em 2023.
Luxemburgo é o 11º treinador que mais comandou o Cruzeiro na história. O primeiro é Ilton Chaves, com 389 jogos em seis passagens de 1968 a 1984.
Momento
O Cruzeiro, comandado pelo técnico português Pepa, é o 12º do Brasileirão, com 24 pontos. Já o Corinthians, de Luxemburgo, é o 14º, com 23.
A equipe de Pepa chega para o duelo após revés por 1 a 0 para o Palmeiras, na última segunda-feira (14). O jogo no Allianz Parque, em São Paulo, foi válido pela 19ª rodada do Brasileirão.
Já o Corinthians também chega para a partida após derrota: 2 a 0 para o São Paulo, nessa quarta-feira (16), pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Com o resultado, o Timão foi eliminado do campeonato.