Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Relacionado pela 1ª vez por Pepa, ‘cria do Cruzeiro’ tem títulos no bicicross

Atacante Robert, de 18 anos, iniciou sua trajetória no esporte em cima de uma bicicleta, no Norte de Minas Gerais

Quando criança, Robert disputava competições no bicicross

O futebol não foi o primeiro esporte na vida de Robert, um dos destaques das categorias de base do Cruzeiro. Com apenas 18 anos, o jogador da equipe sub-20 foi relacionado pela primeira vez para uma partida da equipe principal, contra o Bahia, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Hoje atacante, o jovem de 18 anos começou no esporte em cima de uma bicicleta, nos campeonatos de BMX.

Robert iniciou sua trajetória muito cedo no bicicross. Quando tinha cinco anos de idade, em 2010, o garoto corria de bicicleta em circuitos de terra. Daí vieram seus primeiros títulos, se tornando bicampeão brasileiro, tetracampeão mineiro e até campeão sul-americano da modalidade

Quinze anos após iniciar na bicicleta, Robert começa a ganhar mais espaço no Cruzeiro. De contrato novo -- renovado nesta semana -- até 2027, o jogador comemorou bastante sua primeira viagem com a equipe principal, segundo informações passadas à Itatiaia.

Alvo dos veteranos do grupo, Robert teve a cabeça raspada pelos companheiros, por causa da primeira convocação. Vários atletas da base também comemoraram com o atacante esse novo feito da carreira.

Começo no futebol

Robert batalha muito para ganhar espaço no Cruzeiro. No começo, ainda uma criança, se dividia entre Pirapora e Belo Horizonte. Percorriam os 350 quilômetros entre um município e outro, precisando até faltar às aulas, para treinos e amistosos aos fins de semana.

A partir de 2017, a família do garoto resolveu se mudar de vez para a capital mineira, o que simplificou a logística para os treinos. E a primeira grande chance de Robert nas categorias inferiores aconteceu quando o atacante titular acabou faltando a um treino.

Mesmo sendo meio-campista de origem, Robert foi escalado no setor ofensivo, e marcou sete gols em sua primeira partida como titular. Daí em diante, ganhou a posição e seguiu chamando atenção.

Pela Cruzeiro, Robert conquistou o Campeonato Mineiro Sub-17, em 2022, terminando como destaque do torneio; e a ser eleito artilheiro das edições de 2018 e 2019 do estadual.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.